ISBN: B0F1FPPYZT
Ano: 2025 / Páginas: 239
Idioma: português
Editora: KDP Amazon
Ano: 2025 / Páginas: 239
Idioma: português
Editora: KDP Amazon
Sinopse: Em O Karateca, Daniel Heldt Urban nos apresenta Icaro Eisenhauer, um homem condenado após cometer um crime brutal sob o efeito do Purgatório — uma droga legalizada no Brasil que libera os instintos mais primitivos do ser humano. Na prisão, Ícaro confronta não apenas a realidade dura do sistema penitenciário brasileiro, mas também visões assombrosas e manifestações de entidades que parecem punir sua alma tanto quanto seu corpo.
A reviravolta em sua vida ocorre quando ele é transferido para a cela de um mestre de Karatê, que o guia pela disciplina física e espiritual da arte marcial. Através de treinos intensos e meditações, Ícaro começa a distinguir o real do onírico, aprendendo a lidar com as assombrações e a usar o Karatê como uma forma de exorcizar seus demônios internos e externos.
Ao sair da prisão com uma nova identidade, o protagonista acaba reencontrando sua vítima e passa a cumprir uma pena moral. No entanto, o sobrenatural ainda o cerca — sombras do passado, aparições e uma sensação constante de que a própria morte o vigia. O Karateca mistura crítica social, reabilitação pessoal e um toque sombrio de horror, levando o leitor a questionar se a verdadeira redenção é possível ou se o purgatório é eterno.
Explorando as complexidades das relações familiares, os efeitos devastadores de segredos guardados por tempo demais e a busca pela identidade em meio aos destroços emocionais, é uma obra que deixa o leitor sem fôlego, refletindo sobre as cicatrizes que carregamos e as histórias que escolhemos contar — ou esconder.
Resenha:
O Karateca é um livro de terror escrito pelo autor Daniel Heldt Urban, sendo de literatura nacional. Eu comprei o ebook na Amazon. A primeira publicação desse livro foi feita em 2020, aí o escritor o modificou e aumentou muitas palavras. Eu acompanho o Daniel há muitos anos e claro que eu leria esse livro, que eu li e muitos outros livros que ele publicará também. Eu vi ele pessoalmente na Bienal de 2018 e 2024. E já li o livro dele e indico Catarina Aqui e Acolá ou Dentro da Televisão ou Fora Dela. Ele é criador de conteúdo, booktuber do canal Quarto dos Gêmeos no Youtube, também faz vídeos no Instagram e no Tiktok.
"A pior batalha não é contra os outros, é contra aquilo que você deixou pra trás."
Atenção esse livro possui partes bem pesadas, temas fortes e partes sensíveis. Esse livro é sobre o Ícaro ele comete um crime brutal após tomar um "leitinho" mais conhecido como Purgatório, na prisão ele aprende Karatê com o sensei Nelsinho. Na prisão ele lê muitos livros na biblioteca de lá. Ele aprende lidar com assombrações. No livro possui diversos ensinamentos sobre o Karatê Shotokan. Depois que ele saí da prisão ele muda o nome para Ulisses. O tal crime que ele cometeu se volta para ele com um Karma com um reencontro que não posso detalhar seria um grande spoiler. Esse livro possui referências do livro Musashi e outros livros.
"E eu que sou o justiceiro das carnes podres, vai nessa."
E mais esse livro tem o lado paterno do escritor por ele já saber que vai ser pai. E esse livro ele dedicou a esposa dele pela dedicação e incentivo dela. E como o personagem principal que se considerou o nome de Ulisses é o mesmo nome do filho do escritor. Minhas partes favoritas do livro são as partes que fala sobre o Karatê e as partes que fala sobre outros livros já que o protagonista acaba tendo um belo gosto por leituras. O escritor se dedicou na escrita dessa nova edição e ele colocou no final se encontrar algum erro ortográfico enviar e-mail para ele. Amei quando nos agradecimentos ele agradece ao leitor que leu o livro.
"Você pode trocar de nome, mas nunca de passado."
Portanto eu gostei muito desse livro, superou minhas expectativas. Eu achei que a capa dessa nova edição combinou mais com estilo de terror do escritor do que a anterior mas a anterior também é ótima. Futuramente se pudermos com certeza eu entrevistaria o escritor em live no bookstagram. Desejo muito sucesso ao escritor e se você ficou interessado em ler esse livro espero que goste e atente que tem partes pesadas. Se você não quiser ler esse livro se algo não agradou na resenha eu indico o livro Catarina Aqui e Acolá ou Dentro da Televisão ou Fora Dela que possivelmente você poderá gostar. Enfim em minha opinião é um ótimo livro, umas das leituras que mais sei falar sobre o livro, lembro bastante da história. Recomendo.
"Quem diria, eu me sentia livre naquela cadeia."