segunda-feira, 3 de abril de 2023

Resenha: Macunaíma | O herói sem nenhum caráter | Mário de Andrade

 Macunaíma

Mário de Andrade

ISBN-13: 9788599896426
ISBN-10: 8599896423
Ano: 2008 / Páginas: 208
Idioma: português
Editora: Folha de São Paulo

Sinopse: Macunaíma: O herói sem nenhum caráter é o livro mais conhecido de Mário de Andrade e uma das narrativas que alicerçam o nosso século XX. O autor chamou a obra de “rapsódia” — um livro prodigioso, escrito em poucos dias e repleto de lendas recolhidas do folclore. Miscelânea de fábulas indígenas e histórias de fonte popular numa criação recheada de humor, nela Mário de Andrade projetou um Brasil múltiplo por meio de um anti-herói, Macunaíma, personagem que é antes um símbolo que transcende o espaço e o tempo, figura fundamental e incontornável de nossa literatura.

Resenha: 

    Macunaíma, O herói sem nenhum caráter é um clássico escrito pelo autor Mário de Andrade essa edição corresponde a Grandes Escritores da Folha de São Paulo sendo de literatura nacional. Eu já tinha esse livro em versão física, é capa dura e li na leitura coletiva do Clube das Páginas, já havia lido a HQ de Macunaíma e isso ajudou muito a leitura. Quando estou escrevendo já foi o debate do livro na LC e foi ótimo.

"Maanape e Jiguê resolveram ir com ele, mesmo porque o herói carecida de proteção." p.37

    Ele é um herói sem caráter, que representa o povo brasileiro. Ele nasceu numa tribo indígena mas ele era totalmente diferente dos demais. Totalmente preguiçoso diferente dos irmãos, aprontava muitas travessuras. Esse nosso herói vai para cidade com os irmãos e conhece a Si, e se apaixona por ela, eles tem um filho que falece que nasce e se transforma em um Garenal, e a Si falece também e ao morrer deixa para ele um amuleto o Muraquitã e ele vai tentar reaver o amuleto que ele acaba perdendo por quem roubou.

"Ai! Que preguiça!..." p.9

    Esse livro tem muitas palavras indígenas e muitas lendas, mitos brasileiros conhecidos e desconhecidos. Acompanhamos o nosso herói nesse clássico nacional. Esse livro quem indica muito é o Nifrido e o Evezel ambos leram esse livro e indicam. Essa edição possui diversos prefácios diferentes e notas adicionais escrito pelo Mário de Andrade. No livro possui partes com sex0. 

"Jiguê levou Sorará pro pai dela e dormiu folgado na rede." p.14

    Eu gostei desse livro, é uma ótima experiência de leitura. Pretendo ler futuramente mais livros desse escritor. Nesse livro temos mitos, lendas e esse nosso herói sem caráter. Essa edição tem uma ótima diagramação, todo o livro é bem interessante e eu indico.

"Então o Pai do Mutum mexeu uma asa mansamente se despediu do herói."


Nenhum comentário:

Postar um comentário