segunda-feira, 29 de abril de 2024

Resenha: Vozes do Joelma | Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini

Vozes do Joelma

Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini

ISBN-13: 9788595810884
ISBN-10: 8595810885
Ano: 2019 / Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Faro editorial

Sinopse: Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.

Resenha:

    Vozes de Joelma - Os gritos que não foram ouvidos - é terror nacional escrito pelo autores Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini corresponde a Faro Editorial. A apresentação desse livro é do Tiago Toy. Eu li esse livro por indicação da Ana Claudia. Eu ganhei esse livro de aniversário da tia Verinha anos atrás. Eu já conheci pessoalmente os escritores num evento e entrevistei Marcos DeBrito no Youtube. 

"Eles são tão ingênuos. Pensam que não notamos seus delírios." p.64

    Nesse livro temos quatro histórias diferentes, que envolvem de alguma forma o edifício Joelma. Teve o incêndio na vida real, temos quatro versões diferentes. O livro é muito pesado, macabro. Tem um narrador, tem pegada com com demôni0s e fantasmas. Começa a apresentação do Tiago Toy. Depois temos as quatro histórias desses seguintes autores nessa ordem: Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini. 

"Seja bom, seja mal. Trazidos a mim pela maldade dos seus iguais., todos despertam o meu mais selvagem apetite." p.120

    O primeiro conto chama: Os Mortos não perdoam conta um ponto de vista de um rapaz que m3t0u a mãe e a irmã baseado em fato real. O segundo conto se chama: Nos deixe queimar acompanhamos a Samara que entrega uma pessoa a polícia e tem assombração pela decisão que ele teve. O terceiro conto se chama: Os treze ele conta de um garoto no cemitário que recebe muitas pessoas queimadas e o impacto que teve na vida do rapaz que ele passa ouvir, ver e sentir coisas. O último conto: O Homem na escada sobre uma mulher que vive com um homem que não vale nada e coisas acontecem.

"Eu não fugi. Clara que não. Mas isso não fez de mim mais inteligente." p.141

    Eu gostei desse livro, eu li dia 10 de outubro de 2023. Eu li em outubro mês do Halloween propositalmente. Para quem gosta de terror nacional e de ler livros macabros com fantasmas, demônios e envolvendo o fato real do edifício do Joelma, eu indico a leitura. Pretendo futuramente ler mais obras dos escritores citados. É muito bem escrito, excelente para os amantes de terror nacional. Recomendo.

"Uma leve fumaça subiu da terra. Mesmo sem ouvir, soube em meu coração que os treze agradeciam. Eu também agradeci." p.185

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário