sábado, 10 de janeiro de 2026

Resenha: Vidas Entre Notas | Alexandra Lazari

Vidas Entre Notas - Alexandra Lazari

antologia - livro de contos inspirados em canções nacionais
🏆 Obra premiada no edital Paulo Gustavo Ideal para os mais velhos, que vão se emocionar com a nostalgia e reencontrar memórias nas histórias, e para os mais jovens, que terão a chance de mergulhar na riqueza da cultura musical brasileira por uma nova perspectiva. Toda música carrega uma história – às vezes contada, outras apenas sugerida. Neste livro, a autora dá vida às canções que sempre a encantaram, imaginando além dos versos, explorando os pensamentos e emoções dos personagens que habitam essas melodias. De Trem das Onze (Adoniran Barbosa) ao romântico Dois (Paulo Ricardo / Michael Sullivan), passando pelo humor de Seu Delegado Prende o Tadeu (Clemilda e Antonio Sima) e o drama de Convite de Casamento (Beto Caju), cada conto reinventa clássicos da música nacional, transportando o leitor para universos cheios de paixão, reviravoltas e nostalgia. Com histórias que atravessam estilos e épocas – dos anos 60 aos 2000 –, este livro é um convite para ouvir a música de uma forma diferente: através das palavras.

Resenha:

    Vida Entre Notas é uma antologia de contos escritos pela Alexandra Lazari, é um livro independente sendo de literatura nacional. Eu recebi esse livro mais outros dois em parceria com a escritora. Eu já conheço essa escritora de falar com ela por mensagem há muitos anos e tanto que eu tenho Três Povos na edição anterior. Pretendo ler quando puder o Três Povos na nova edição e o livro Dois Ecos. Além que penso em ler futuros livros publicados por ela também se tiver oportunidade.

"Fiz um monte de amizade na academia, porque os caras querem um encontro com ela..." p.39


    Vidas Entre Notas é uma antologia de histórias curtas baseadas em canções brasileiras. A autora amplia os significados das letras e transforma melodias conhecidas em narrativas cheias de sentimento, criando enredos que nascem a partir das emoções sugeridas pela música. De composições clássicas como Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, a sucessos românticos como Dois, cada conto revela novos olhares sobre amor, saudade, humor e conflitos cotidianos.



"Ela sempre protegia Laura." p.29


    Percorrendo diferentes períodos da música nacional, das décadas de 1960 aos anos 2000, o livro convida o leitor a reinterpretar as canções por meio da literatura, mergulhando em histórias sensíveis, envolventes e marcadas pela força das emoções. Gostei muito de todos os contos teve que chamaram atenção, tive minhas personagens favoritos por agora deixo na curiosidade para você ler esse livro também e depois fale comigo sobre a leitura.


"Havia sido tudo por nada." p.59

    Portanto eu gostei muito de ler esse livro, foi muito bem escrito e foi uma leitura rápida. Futuramente posso entrevistar a escritora na meu bookstagram em live, eu acredito que já entrevistei mas o convite fica aqui para falar desse livro, do Três Povos e dos Dois Ecos que se eu já entrevistei no passado não foi falado desses livro. Também desejo muito sucesso a essa escritora. Se você gosta de livros de contos e literatura nacional, recomendo muito essa leitura. 

"A areia entra pelos meus dedos sujos e calosos." p.75

Nenhum comentário:

Postar um comentário