sábado, 7 de fevereiro de 2026

Resenha: Todas as pequenas coisas | Vinícius Fernandes

Todas as pequenas coisas | Vinícius Fernandes

Sinopse: Lorenzo Mendes não imaginava que um dia, a caminho da faculdade, sua vida mudaria para sempre ao ouvir a voz de Conrado Dias. Assim como um pescador é atraído pelo canto de uma sereia, Lorenzo se viu imediatamente fisgado e apaixonado. Se apaixonar por uma voz não parece papo de maluco?

Então aquela voz ganha um rosto ― e que rosto! ― e quando Lorenzo menos espera, está de frente para Conrado Dias em um café. E depois, em um show num barzinho. E na sala de sua própria casa, ouvindo as mais belas melodias que saíam da boca mais linda que já viu ― e beijou! ― na vida, pronto para acompanhar Conrado em sua jornada para se tornar uma estrela.

O problema é que, com o passar dos dias e dos traumas, nem toda melodia encontra ritmo, nem toda letra é rimada. E a cadência dessa dança termina tão rápido quanto um meteoro atravessando o céu. Mas será o fim do mundo o suficiente para mudar algumas coisinhas de lugar?



Resenha:


    Todas as pequenas coisas é um livro de romance LGBTQIAP+ escrito pelo autor Vinícius Fernandes, publicado pela Editora Astral Cultural. Sendo de literatura nacional. Eu comprei o livro dei para minha prima. Solicitei parceria por e-mail não chegou a tempo do lançamento, a editora me deu no lançamento para eu pegar autógrafo. E chegou recentemente o livro solicitado pelo e-mail e já sei para quem vou dar. Eu conheço o escrito há muitos anos, já entrevistei algumas vezes e já li os livros dele: Caminho Longo, Lázaro, Graham, O Garoto do Alto da Torre, Não quero ser como você, Resumindo a distância e Te vejo no próximo Natal.

"No abraço de alguém que nunca devia ter deixado." p.190

    Esse livro é sobre que Vinícius Fernandes desenvolve uma narrativa sensível sobre sentimentos, ausências e os detalhes quase imperceptíveis que constroem nossa identidade. Por meio de personagens atravessados por silêncios, memórias e decisões complexas, a obra acompanha encontros e desencontros do dia a dia, revelando como atitudes simples podem carregar sentidos intensos. Trata-se de um livro intimista, que convida o leitor a desacelerar e perceber que, muitas vezes, é nos pequenos gestos que a vida se manifesta. Envolvendo o será do fim do mundo.

"Conrado se mexeu e ergueu o olhar para Lorenzo, esperando que ele continuasse." p.163

    Além disso, a obra se destaca por uma escrita cuidadosa e acessível, que dialoga diretamente com o leitor, equilibrando melancolia e expectativa. Vinícius Fernandes aborda a fragilidade humana com sutileza, construindo uma atmosfera de empatia e contemplação. Todas as Pequenas Coisas é uma leitura que ecoa após o fim, reforçando a ideia de que até vivências discretas podem deixar impressões duradouras. Tem referência de Simple Pan. Um trecho não agradável para os swifities que nem eu. E principalmente com dstaque ao cantor Jão muitas partes do livro.

"Lorenzo respirou fundo, soltando o ar lentamente." p.191

    Portanto eu gostei do livro. Não foi meu favorito desse mês por alguns motivos mas foi uma excelente experiência de leitura. Meu favorito do autor continua sendo Caminho Longo. Pretendo ler mais livros do escritor futuras publicações. Se você gosta de romance LGBTQIAP+ nacional super indico essa leitura. Esse livro combinou com o escritor o estilo de escrita dele, além disso a capa é muito linda. Futuramente no seu novo lançamento poderei entrevistá-lo novamente se ele aceitar. Desejo muito sucesso ao escritor na carreira em ascensão e promissora. Recomendo essa leitura para saber sua opinião.


"O erro de Lorenzo foi exatamente esse." p.83


 Meu bookstagram | Compre aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário