domingo, 30 de setembro de 2018

Resenha: Minha vida de menina , Helena Morley

Minha Vida de MeninaHelena MorleyISBN-13: 9788535927450
ISBN-10: 853592745X
Ano: 2016 / Páginas: 328
Idioma: português 
Editora: Companhia de Bolso
Sinopse:Aclamado por escritores como Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa, Minha vida de menina é o diário de uma garota de província do final do século XIX. Publicado pela primeira vez em 1942, antecipa a voga das histórias do cotidiano e dos relatos confessionais de adolescentes ao traçar um retrato vivo e bem-humorado da vida em Diamantina entre 1893 e 1895. A pequena Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant) compõe um painel multicolorido, desabusado e quase sempre inconformista do Brasil. De lambuja, o leitor é apresentado às inquietações típicas de uma adolescente espevitada e esperta às vésperas de um novo século. 

Literatura Brasileira

Resenha:         Minha vida de menina é um livro de leitura obrigatória da Fuvest 2019 de grande importância para literatura.            Eu li em ebook sendo que esse livro a editora é a Companhia das letras.              Helena Morley não é o nome verdadeiro da escritora o nome dela é Alice, ela escreveu o livro na infância foi escrito como diário quando tinha 13 a 15 anos e publicado já adulta.Principalmente a vó de Helena protegia Helena e dava presentes mais para ela do que os outros netos. A vó ouvia ela contar o diário dela. O livro se passa no século 19 em Minas Gerais.Ela tinha muito contato com a igreja. Ela estudava em uma escola para ser professora tem haver com a época. A linguagem coloquial é predominante.Além de narrar os fatos, a autora tece também comentários e críticas sobre os acontecimentos, apresentando sua visão de mundo e deixando claro que possui opinião crítica sobre o que lhe acontece.     Analisando o livro eu gostei e a leitura é fluída por dividir os capítulos curtos por datas de acontecimento no diário dela. Pode se dizer que se você for fazer o vestibular tenha lido o livro pode aproveitar (assistir os links de vídeos abaixo) e se você não vai fazer o vestibular também recomendo que leia esse livro diário e entre no mundo da garota Helena Morley. <3

Conheça meu Instagram Literário: @kemiroxtliterario

Nenhum comentário:

Postar um comentário