terça-feira, 18 de setembro de 2018

Resenha, O Cortiço, Aluísio Azevedo

 O Cortiço
Aluísio Azevedo

ISBN-13: 9788582850343
ISBN-10: 8582850344
Ano: 2016 / Páginas: 400
Idioma: português 
Editora: Penguin Companhia

Sinopse:
Publicado em 1890, O cortiço é um marco da aclimatação do naturalismo em nossas letras. É também uma denúncia — ainda muito atual e aguda — das condições de vida das classes populares, espremidas em lugares insalubres e exploradas por patrões gananciosos.
A ascensão social do português João Romão é contada com objetividade científica. Outros personagens também são examinados no microscópio de Aluísio Azevedo: Miranda, Zulmira, Bertoleza, Jerônimo. O choque da mentalidade do Velho Mundo com a exuberância do Brasil é representado pela relação entre os personagens e o meio (físico, social e geográfico) em que vivem. Um romance forte e absolutamente indispensável para qualquer leitor brasileiro.

Literatura Brasileira / Romance / Ficção 

Resenha:
O Cortiço é um livro clássico da literatura brasileira escrito pelo autor Aluísio Azevedo sendo que esse livro está nas leituras obrigatórias da Fuvest 2019.

O livro foi emprestado pela minha prima, a edição deste livro é dos clássicos penguim.

O contexto literário do livro tem relação do Realismo e Naturalismo. Considerada a principal obra Naturalista. Como em Vidas Secas o livro possui a zoomorfização e o mais importante o personagem principal do livro é o próprio cortiço relacionando assim com a vida dos moradores. Nisso o cortiço ocorre num trecho do livro a personificação.

A obra possui muitos personagens pode se destacar o personagem João Romão que é o dono do cortiço, ele se junta a escrava fugida Bertoleza, com seu dinheiro aumente a propriedade nisso o tempo vai passando vivem num cortiço e várias coisas vão acontecendo. Invejas, romances ,dramas, suspense, traição tudo isso tem nesse livro.

Portanto analisando o livro conclui se que eu gostei do livro, mesmo que você não for prestar o vestibular recomendo esse livro com certeza assim você poderá entender e descobrir melhor sobre esse livro que vale a pena. Assim você entrará no cortiço que você pode refletir desde o naturalismo até a própria estória em si.

       Sobre o escritor: “Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo (São Luís, 14 de abril de 1857 — Buenos Aires, 21 de janeiro de 1913) foi um novelista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro; além de bom desenhista e discreto pintor.

      Filho do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo,ainda jovem, enviuvara-se em boda anterior, e de D. Emília Amália Pinto de Magalhães, que se separara de um rico comerciante português, assiste Aluísio, em garoto, ao desabono da sociedade maranhense à união paternal contraída sem segundas núpcias, algo que se configura grande escândalo à época. Foi Aluísio, irmão mais novo do dramaturgo e jornalista Artur Azevedo, com o qual ,em parceria, viria a esboçar peças teatrais”


Quote:
"Aquela pobre flor de cortiço, escapando à estupidez do meio em que desabotoou, tinha de ser fatalmente vítima da própria inteligência. À mingua de educação, seu espiríto trabalho à revelia, e atraiçoou-a, obrigando-a a tirar da substância caprichosa da sua fantasia de moça ignorante e viva a explicação de tudo que lhe não ensinaram a ver e sentir."

Conheça meu Instagram Literário: @kemiroxtvliterario

Skoob do livro | Vídeo TFeltrin
Vídeo prof Tássia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário