sábado, 27 de dezembro de 2025

Resenha: Divergente | Veronica Roth

Resenha: Divergente | Veronica Roth

Editora Rocco

Sinopse: Uma escolha pode te transformar. Nesta versão futurista da cidade de Chicago, a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude – a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. Aos dezesseis anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é – não pode ter os dois. Então, faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma. Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir quem são realmente seus amigos – e onde se encaixa na sua nova vida um romance com um rapaz fascinante, porém perturbador. Mas Tris também tem um segredo, que mantém escondido de todos, pois poderia significar sua morte. Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama... ou destruí-la. A autora estreante Veronica Roth explodiu na cena literária com o primeiro livro da série DIVERGENTE – uma distopia cheia de decisões eletrizantes, traições devastadoras, consequências espetaculares e um romance inesperado. A bem-sucedida trilogia de Veronica Roth é um best-seller da Veja. Em 2014 foi adaptado para o cinema, protagonizado por Shailene Woodley e Theo James.

Resenha:

    Divergente é uma distopia escrita pela autora Veronica Roth, traduzida pelo Lucas Peterson. Corresponde a Editora Rocco. É uma trilogia. É um livro muito conhecido e agora uma nova edição. Eu recebi em parceria mais outros livros e brindes com a editora. Eu escolhi esse livro pois eu queria muito ler e eu não lembrava que eu tinha a outra edição. Acabou que tudo bem que eu recebi agora posso falar finalmente que: eu li Divergente.

“Facção antes do sangue.”

    Esse livro é sobre que uma Chicago distópica, a população vive organizada em cinco facções, cada uma voltada a um valor essencial: Abnegação (desprendimento), Audácia (bravura), Erudição (sabedoria), Amizade (harmonia) e Franqueza (sinceridade). Ao completar dezesseis anos, todos precisam escolher a facção que definirá seu futuro. Beatrice Prior descobre que não pertence a apenas um grupo: ela é uma Divergente, alguém que não se encaixa nos padrões rígidos da sociedade e, por isso, é vista como uma ameaça ao sistema. 

“A coragem nasce do medo.”

    E mais Ao ingressar na Audácia, Beatrice, agora chamada Tris, enfrenta desafios extremos, testes físicos e psicológicos, além de segredos sombrios que podem colocar tudo em risco.À medida que intrigas e conspirações surgem, Tris precisa confrontar seus medos, descobrir sua verdadeira identidade e decidir até onde está disposta a ir para proteger sua liberdade em um mundo que teme quem foge às regras. Essa nova edição tem partes extras sobre Divergente e uma enquete para o leitor descobrir qual facção ele pertence. E a capa da nova edição destaca mais o lugar com detalhes em desenho com seu jeito único que foi elaborada.

“Nem todos se encaixam em uma única facção.”

    Portanto mesmo que eu já tinha assistido o filme e lembrei de muita coisa, eu gostei muito de ler. Foi uma das últimas leituras de 2025. A escritora escreve muito bem. Futuramente pretendo continuar a ler essa série com certeza. Comente abaixo qual facção você acha que você mais se identifica. Esse livro é perfeito para ler em qualquer época do ano, é nostálgico e perfeito para quem não leu ainda, se interessou. Nessa nova edição as partes extras fizeram muita diferença e são importantes agora. Essa trilogia merece nova adaptação para ir até o fim dos livro. É um ótimo livro. Recomendo.

“Às vezes, sobreviver é o maior ato de bravura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário