quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Resenha: A Revolução dos Bichos | George Orwell

 A Revolução dos Bichos

George Orwell

ISBN-13: 9786587034102
ISBN-10: 6587034101
Ano: 2021 / Páginas: 96
Idioma: português
Editora: Via Leitura

Publicado em 1945, A Revolução dos Bichos alçou o posto de um dos maiores clássicos da literatura moderna e projetou seu autor, George Orwell, como um dos mais influentes da história. Esta é uma fábula atual, que satiriza o totalitarismo, a tirania e a busca pelo poder.

Às vésperas de sua morte, o velho porco Major reúne os animais de uma fazenda para compartilhar seu sonho de ver os bichos governando a si próprios, sem a opressão dos homens, em uma sociedade igualitária.

Depois da morte de Major, a revolução é instaurada pelos porcos Snowball e Napoleon, mas a utopia não dura muito.

Eleito pela revista Time como um dos cem melhores livros já publicados em língua inglesa, A revolução dos bichos é um alerta contra os perigos da corrupção humana até mesmo nos mais bem-intencionados projetos políticos.

Após sua publicação, foi interpretado no Ocidente como uma crítica ao comunismo, fato negado pelo próprio Orwell, adepto do socialismo e avesso a manipulações políticas.

Mais de sessenta anos depois de escrita, a obra mantém o vigor inabalável de uma alegoria sobre as fraquezas humanas que podem levar à derrocada das grandes revoluções políticas.

Resenha:

    Revolução dos Bichos é um livro de distopia escrito pelo auto George Orwell, essa edição corresponde a Via Leitura e traduzida pelo Alexandre Barbosa de Souza e é um dos maiores clássicos da literatura moderna, um livro muito conhecido e reconhecido pelo mundo todo pela sua importância e reflexão contida nele. Quem indicou a leitura desse livro foi o Evezel @evehimself e a Dani que estudou comigo na Unifai. Também amei a resenha da @literamai que leu para o @tocalivros

"Eis aí, camaradas, a resposta a todos os nossos problemas. Resume-se a uma única palavra: Homem."

    Esse livro contém: Prefácio - a liberdade de Imprensa, prefácio à edição ucraniana e capítulos numerados. Eu ganhei o livro de presente de aniversário da bookstagrammer Cris Lopes do @saiadessabolha e veio também um marcadores mais dois cartões postais. Capista: Carlo Giovani, Preparação: Cátia Andrade, Diagramação: Estúdio Design do Livro , Revisão: Marta Almeida de Sá e Thiago de Christo.

“Quatro patas bom, duas patas ruim.” 

“Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é o inimigo.”

    Essa obra é sobre que tem uma fazenda a granja do Solar comandada por um humano Jonhs, Major começa falar sobre ter uma revolução dos bichos associa ao Lenin e ao Max. Começam ter lemas e cantar hinos com paralelo ao comunismo, Napoleon. Os porcos começam a comandar e o poder corrompem começam a fazer corrupção, cavalos leais, ovelhas obedecem... os animais começam a trabalhar demais, o final surpreende.

“Moinho ou não moinho, dizia ele, a vida seguiria como sempre – ou seja, mal.”

    Eu gostei muito do livro, a leitura foi muito fluída e é muito fundamental pois com ela pode se aprender muito e refletir sobre a vida, política e história da humanidade. Esse livro está disponível em diversas lojas e bibliotecas com muitas edições diferentes, facilmente de ser encontrado. Essa leitura é muito importante e eu recomendo.

“Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta.”


Meu bookstagram | Skoob do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário