sábado, 22 de abril de 2023

Resenha: Ensaio sobre a cegueira | José Saramago

 Ensaio sobre a cegueira

José Saramago

ISBN-13: 9786559211883
ISBN-10: 6559211886
Ano: 2022 / Páginas: 432
Idioma: português de Portugal 
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Edição especial da obra-prima de José Saramago, com prefácio de Julián Fuks e fortuna crítica.

Publicado pela primeira vez em 1995, Ensaio sobre a cegueira é uma verdadeira viagem às trevas da humanidade. Neste clássico moderno da literatura em língua portuguesa, o leitor é dragado para um cenário devastador, onde uma "treva branca" passa a assolar a sociedade, espalhando-se incontrolavelmente. Toda a população deixa de enxergar, exceto por uma mulher, que se passa por cega para acompanhar o marido na quarentena compulsória a que todos foram submetidos. Presos à nova realidade, os cegos se descobrem reduzidos à essência humana.

No ano em que se celebra o centenário de nascimento do autor, vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1998, a Companhia das Letras lança uma edição especial, em capa dura, com projeto gráfico de Raul Loureiro e obra de William Kentridge na capa, além de prefácio inédito de Julián Fuks e fortuna crítica com textos de Leyla Perrone-Moisés, Marco Lucchesi e Maria Alzira Seixo. Os leitores também terão acesso aos trechos de Cadernos de Lanzarote em que Saramago trata do processo de escrita da obra, selecionados e organizados por Graciela Margarita Castañeda e Pedro Fernandes de Oliveira Neto.

EDIÇÃO EM CAPA DURA

Resenha: 

    Ensaio sobre a cegueira é uma distopia escrito pelo autor José Saramago, corresponde a Companhia das Letras, sendo um autor português de Portugal. Eu li na LC Quarto dos Gêmeos uma Leitura Coletiva do Catarse do Nifrido que é o Daniel e do Evezel que é o Eduardo. Eu consegui esse ebook em parceria com a editora por meio da plataforma chamada Netgalley. E é minha primeira leitura que faço com esse autor que é indicado esse livro nada menos nada mais que pela Thalita Rebouças.

"Nessa noite o cego sonhou que estava cego."

    Esse livro acontece uma epidemia onde as pessoas passam a ficar cegas, não é uma cegueira comum é uma branca, num trânsito de repente acontece com um cara ele se desespera, sai do carro dele ele fica desesperado, as pessoas que ele tem contato vai passando essa cegueira para outras pessoas, começa ele indo ao oftalmologista, ele o ofltamologista acaba se infectando também, acaba sendo um dos protagonistas do livro.

"Primeiro percebeu que tinha deixado de ver as mãos, depois soube que estava cego."
 
    As coisas saem do controle e o caos é instaurado fora desse lugar também, a epidemia de cegueira acaba atingindo todo mundo menos a mulher do médico. E atenção esse livro tem muitas cenas pesadas e fortes nessa incrível obra premiada pelo Prêmio Nobel da Literatura em 1998. Tem cenas de abus0 de mulheres e m0rtes portanto muito cuidado. Quem acha que não é o momento certo de ler devido a pandemia que tivemos tudo bem em aguardar a ler esse livro.

"A mulher, calmamente, respondeu, Tem de me levar também a mim, ceguei agora mesmo."

    Portanto é um ótimo livro mas também bem forte para leitores sensíveis, eu recomendo se quiser realmente ler e se tudo bem que eu falei acima. Nele encontramos diversas reflexões e esse livro após terminar faz pensar muito sobre ele. Nós vemos essa leitura pelos olhos dela, o livro não entrega todas as respostas. Os personagens não tem nomes mas como profissões ou a mulher do tal assim. Se quiser ler essa obra, eu indico.

"Os outros começaram a andar ao longo da corda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário