segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Resenha: Solitária | Eliana Alves Cruz

SolitáriaEliana Alves Cruz

ISBN-13: 9786559212347
ISBN-10: 6559212343
Ano: 2022 / Páginas: 168
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Solitária conta a história de duas mulheres negras, Mabel e Eunice, mãe e filha, que "moram no trabalho", um condomínio de luxo situado em localidade não nomeada, mas que pode ser qualquer grande cidade brasileira. Eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime chocante ocorrido na casa dos patrões. Mabel, a filha, constrói o caminho que levará à elucidação do crime e à libertação de ambas.

Em prosa direta e ágil, voraz e assertiva, Eliana Alves Cruz remexe o imaginário do trabalho doméstico no Brasil, ainda tão vinculado ao mundo escravocrata, e o relaciona a questões contemporâneas fundamentais, como o debate sobre ações afirmativas, a ascensão da extrema direita e a pandemia.

Testemunho de uma crucial mudança de sensibilidade no espírito de nosso tempo, Solitária dá provas do quão urgente se tornou elaborar – sem meias-palavras – não apenas a história, mas as sobrevidas da escravidão colonial. E, ao fazê-lo, mostra como é possível enfrentar o desafio moral e ético de abordar estas experiências de vida sem replicar narrativamente a violência a que estão sujeitas nem reencená-las sob a égide de qualquer pacto sub-reptício de subalternidade. É um romance libertação.

Resenha:
 

    Solitária é um romance escrito pela autora Eliana Alves Cruz corresponde a Companhia das Letras sendo de literatura nacional. Eu recebi o áudio book em parceria com a editora. Ninguém me indicou mas me chamou mais atenção dos quais eu podia escolher. É a primeira vez que leio livro dessa escritora e li na MLI 2023 com o desafio ler algo da sua zona de conforto.

"O trem lotado é uma espécie de refúgio seguro. Ali, mesmo de pé e apertadas, as pessoas desabam seu cansaço."

    Ela traz um cotidiano, exploração da empregada doméstica e da mulher negra. Conta história de duas mulheres negras Mabel e Eunice. Eunice é a mãe e Mabel é a filha que moram no trabalho, ela leva a filha escondida. É um livro que reflete sobre a mulher que leva a filha ao trabalho, a Mabel cresce, são diversos temas, temas muito delicados que merecem mais aprofundamentos, e envolve o racismo. Que análoga a escravidão. 

“Mãe, a senhora precisa se libertar destas pessoas. A senhora não deve nada pra elas. Não tenha medo de encarar esse povo que nunca limpou a própria privada.”

    O livro é dividido em três partes: a primeira é narrada pela Mabel a filha desde quando era criança levada para trabalhar com patrões brancos, a segunda parte é narrada pela Eunice a mãe ela é uma empregada que precisa dormir no trabalho a filha dela também e a terceira parte é narrado pelo narrador inanimado que faz todo o sentido. Os capítulos são curtos.

"Acho que às vezes a gente está numa situação ruim, mas se acostuma com ela e não quer sair porque é ruim, mas é conhecido."

    Portanto eu gostei de ouvir esse áudio book, não é um tema que consumo e me interessa muito mas mesmo assim considero estar dentro da minha zona de conforto. Também aborda bastante sobre solidão e representatividade negra. É uma leitura rápida pois tem apenas 168 páginas mas no meu caso eu ouvi. Perfeito para ler em maratonas literárias assim como eu fiz. Se te interessou, eu indico. 

"O quarto de descanso é todo aquele que tem o cheiro da nossa própria vida."


Meu bookstagram | Skoob do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário