sexta-feira, 24 de maio de 2024

Resenha: O Nome do Vento | Patrick Rothfuss

O Nome do Vento

Patrick Rothfuss

Sinopse: Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.

Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano – os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.

Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade.

Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade – notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.

Nessa provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.

Mais do que a trama bem construída e os personagens cativantes, o que torna O nome do vento uma obra tão especial – que levou Patrick Rothfuss ao topo da lista de mais vendidos do The New York Times – é sua capacidade de encantar leitores de todas as idades.

Resenha:

    O Nome do Vento é uma fantasia escrito pelo autor Patrick Rothfuss, corresponde pela Editora Arqueiro. Traduzido pela Vera Ribeiro. Eu li pela LC leitura coletiva dos Convictos em ebook. Gostaria de ter a edição física. A Tati do Pitadas Literárias gosta muito desse livro. Futuramente pretendo ler O Temor do Sábio. Quem também indica esse livro é o Luan Santana. O escritor não escreveu o último livro e os leitores estão aguardando.

"As melhores mentiras sobre mim são as que eu falei."

    O personagem principal chama Kvothe conhecido por vários nomes como: Kote. Ele fala para o cronista que precisa de apenas três dias para contar a história: e esse livro é o primeiro mas a história não se passa em apenas um dia. Esse livro conta a história desse cronista numa viagem ele precisa parar numa taberna, que também é uma hospedaria fazer uma pausa na viagem e ele vai encontrar o dono da hospedaria que é o Kote. Esse cronista desconfia que ele é um grande cara, causador da guerra. E conta a história para o cronista.

"Metade de parecer inteligente tem a ver com ficar de boca fechada nas horas certas."

    Ele conta desde a infância que eram (artistas itinerantes) atores que moravam em acampamentos e morr3 todos lá menos o Kote, assim ele planeja sua vingança. Ele quer entrar na universidade. Ele, o Kote é esperto e gosta de tocar o bandolim da capa. Magia do livro é ligado a alquimia. Ele aprende sobre poder de saber o nome correto, como o nome do vento. Conhecemos a vida amorosa do Kote, amizades dele. Muita coisa acontece na vida dele. Ele conta sobre a universidade também. Cada dia ele escrevendo na história do Kote e não se passa em um dia passa por muitos anos. 

"Você precisa ser um pouco mentiroso para contar uma história da forma certa."

    Apesar de ser um livro muito longo, denso eu gostei muito sinceramente. Foi melhor do que eu esperava. Você não engata no começo mas se persistir mesmo sendo um calhamaço, você poderá se surpreender. É muito bem escrito, com aventuras épicas e jornadas inesquecíveis. Se você se interessou com certeza indico a leitura. Meu personagem favorito é o Kvothe. Quando eu tiver lido a continuação O Temor do Sábio vocês ficarão sabendo. Recomendo essa leitura. 

"Nós somos mais do que as partes que nos formam."

Nenhum comentário:

Postar um comentário