terça-feira, 28 de agosto de 2018

Resenha: Vidas Secas , Graciliano Ramos

Vidas Secas
Graciliano Ramos

ISBN-13: 9788501067340
ISBN-10: 8501067342
Ano: 2017 / Páginas: 176
Idioma: português 
Editora: Record

Sinopse:
Vidas secas, lançado originalmente em 1938, é o romance em que mestre Graciliano — tão meticuloso que chegava a comparecer à gráfica no momento em que o livro entrava no prelo, para checar se a revisão não haveria interferido em seu texto — alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa. O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro.

Apesar desse sentimento de transbordante solidariedade e compaixão com que a narrativa acompanha a miúda saga do vaqueiro Fabiano e sua gente, o autor contou: “Procurei auscultar a alma do ser rude e quase primitivo que mora na zona mais recuada do sertão... os meus personagens são quase selvagens... pesquisa que os escritores regionalistas não fazem e nem mesmo podem fazer ...porque comumente não são familiares com o ambiente que descrevem...Fiz o livrinho sem paisagens, sem diálogos. E sem amor. A minha gente, quase muda, vive numa casa velha de fazenda. As pessoas adultas, preocupadas com o estômago, não tem tempo de abraçar-se. Até a cachorra [Baleia] é uma criatura decente, porque na vizinhança não existem galãs caninos”.

Vidas secas é o livro em que Graciliano, visto como antipoético e anti-sonhador por excelência, consegue atingir, com o rigor do texto que tanto prezava, um estado maior de poesia.

Literatura Brasileira / Romance


Resenha:


Vidas Secas é um romance clássico da literatura escrito por Graciliano Ramos sendo que o livro está na lista de leitura obrigatória da Fuvest 2019.

A estrutura do livro: existem muitas edições a qual foi emprestada é branca de 2017 da Editora Record, o livro tem a característica de ser um livro desmontável, ou seja, os contos do livro podem ser lidos em qualquer ordem e é cíclico pois ele é um ciclo a estória narrada.

O conteúdo do livro: Os personagens como Sinha Vitória(mãe), Fabiano(pai), Menino mais velho, Menino mais novo (filhos) e a Baleia (cachorra) são uma família que vivem na seca do Nordeste. O personagem Fabiano trabalha, mas num dia pensa como seu patrão o tratava mal, também tem o personagem soldado amarelo eles jogam cartas perde dinheiro no jogo, Fabiano é provocado e xinga ele com isso ele vai preso então ele pensa sobre o ocorrido pensou muito. Sinha Vitória fica sonhando na tão desejada cama. O menino mais velho pergunta sobre o inferno para Fabiano e Sinha Vitória e em meu ver não é nenhum spoiler de tão conhecido o que acontece com a cachorra Baleia muito triste e a Baleia tem esse nome pois no Nordeste por causa dela não ter hidrofobia é tradição darem nomes assim e hidrofobia é raiva e ela tendo assim no livro características humanas: humanização , Fabiano tem características de animal: animalização, ou seja, zoomorfização. O livro retrata mesmo sobre a Vida (pessoas) e Secas (dificuldades). 

Minha análise em meu ver esta obra destaca por ser marcante, a escrita é excelente sendo principalmente marcada pela Baleia e a estória em si. Essa obra é recomendada para todos mostrando sua grande importância por estar na lista obrigatória da Fuvest de 2019. Esse livro vale ser lido e relido sendo que tem pessoas que se emocionaram com a mesma.


“Graciliano Ramos de Oliveira (Quebrangulo, 27 de outubro de 1892 — Rio de Janeiro, 20 de março de 1953) foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX,autor de Vidas Secas.”

Quotes:
“Nunca vira uma escola. Por isso não conseguia defender-se, botar as coisas nos seus lugares.”
“A arte é a antítese da sociedade.”

Conheça meu instagram literário:@kemiroxtvliterario

Skoob do livro | Vídeo Prof Tássia | Vídeo TGFeltrin

Nenhum comentário:

Postar um comentário