quinta-feira, 30 de março de 2023

Resenha: Codinome Verity | Elizabeth Wein

Codinome VerityElizabeth Wein

ISBN-13: 9786586015713
ISBN-10: 6586015715
Ano: 2023 / Páginas: 384
Idioma: português
Editora: Morro Branco

Sinopse: Universalmente aclamado e nomeado como um dos 100 melhores livros de todos os tempos pela Time, Codinome Verity é uma leitura visceral sobre amizade, traição e sobrevivência

11 de outubro de 1943 — Um avião espião britânico cai na França ocupada pelos nazistas. A pilota e sua passageira são melhores amigas. Uma delas tem uma chance de sobrevivência. A outra perdeu o jogo antes mesmo de começar.
Quando "Verity" é capturada pela Gestapo, ela está certa de seu fim. Como uma agente secreta capturada em território inimigo, ela vive o pior pesadelo de uma espiã. Seus interrogadores nazistas lhe dão uma escolha simples: revelar todos os detalhes de sua missão ou enfrentar uma terrível execução.
Enquanto tece intrincadamente sua confissão, Verity discorre sobre seu passado, como ela se tornou amiga da pilota Maddie e por que ela a deixou para trás nos destroços de seu avião. A cada página escrita, Verity luta por sua vida, confrontando seus pontos de vista sobre coragem, fracasso e sua desesperada esperança de voltar para casa. Mas negociar seus segredos será suficiente para salvá-la?
Intensa, por vezes angustiante e lindamente escrita, a versão definitiva deste clássico moderno apresenta um novo conto, ensaio do autor, um guia de discussão e muito mais!
 

Resenha:

    Codinome Verity é uma ficção histórica escrito pela autora Elizabeth Wein, corresponde a Editora Morro Branco, traduzido pela Natalie Gerhardt. Eu recebi esse lançamento em livro físico com marcador e O Mar sem estrelas em parceria com a editora. É a primeira vez que leio obra dessa autora e acabei sabendo mais sobre ela com um vídeo do Tiago Valente no instagram. 

"Agora tudo em que consigo pensar é onde está e quanto a amo. Começo chorar de novo." p.274

    Esse livro é sobre: Duas amigas pilotando um avião na segunda Guerra Mundial, esse avião fosse atingindo por inimigos. Nós acompanhamos Verity é uma espiã da segunda Guerra que é capturada pelos alemães e tem que revelar seu relatos da sua missão. Esse livro conta sobre Verity e Maddie, o relato fala sobre a amizade entre elas e sobre mulheres ocupando cargos que eram ocupados somente por homens.

"A sirene de ataque aéreo disparou." p.67

    Desafios da mulheres, essa história fictícia foi inspirada em uma história verdadeira da Noor Inayat Khan, com material complementar no final mostrando a origem do livro, entrevista com a escritora do livro e também tem questões para discussão que podem ser feitas em aulas de história, ou melhor, para melhor imersão do leitor nessa jornada histórica.

"Não passo de uma covarde." p.15

    Eu gostei muito desse livro, ele destaca o empoeiramento das mulheres, mergulha na ficção histórica e destaca a amizade entre Verity e Maddie. Esse lançamento da Editora Morro Branco tá incrível, a leitura foi muito fluída, que gosta de livro de ficção histórica é uma excelente pedida pois esse livro é um ótimo exemplo de uma excelente escolha de leitura. Portanto é ótimo e eu indico.

"Se demonstrar a essa mentirosa um átomo de compaixão, vou mandar executá-lo." p.212


Nenhum comentário:

Postar um comentário