sexta-feira, 7 de julho de 2023

Resenha: A Última Livraria de Londres | Madeline Martin

A Última Livraria de LondresMadeline Martin

ISBN-13: 9786555653281
ISBN-10: 6555653280
Ano: 2022 / Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Arqueiro

Sinopse: Em agosto de 1939, a jovem Grace Bennett abandona sua vida no interior da Inglaterra e chega a Londres com o sonho de esquecer seu passado conturbado e ter um novo começo.

Só que o clima sombrio que encontra não tem nada do charme cosmopolita que tanto havia idealizado. Nos meses que se seguem, as forças de Hitler começam a varrer a Europa e o ataque alemão à cidade se torna cada vez mais iminente.

Nesse cenário, a população londrina fica assolada pelo medo. As crianças são evacuadas e tem início o racionamento de comida. O único emprego que Grace consegue é na Primrose Hill, uma livraria excêntrica situada no coração da cidade.

A princípio, sobrecarregada com a organização da loja, ela não tem tempo para ler os livros que vende. Afinal, nunca foi uma grande leitora. Mas quando ganha um exemplar de presente de uma pessoa especial, o que começa como uma obrigação se torna uma paixão que a atrai para o incrível mundo da literatura.

Em meio aos blecautes e bombardeios da Blitz, Grace continua administrando a loja, e vê que o poder das palavras e de contar histórias une sua comunidade de maneiras que ela nunca imaginou – uma força que triunfa até mesmo nas noites mais tenebrosas da guerra.

Resenha: 

    A última livraria de Londres é um romance de ficção histórica escrito pela autora Madeline Martin, corresponde a Editora Arqueiro, traduzido pela Simone Reisner. Eu recebi o livro com outro livro mais marcadores em parceria com a editora. Eu li na Maratona Literária de Inverno MLI e as Ruínas do Império no desafio para alguém escolher minha leitura. Foi minha primeira leitura com essa escritora. E na parceria da Editora Arqueiro por mês o parceiro escolhe dois livros e um deles eu escolhi esse.

"É através dos livros  que podemos encontrar a maior esperança." p.181

    O livro e sobre a jovem chamada Grace Bennett, ela deixa a vida no interior da Inglaterra e vai para Londres para ter um novo começo. Se passa na Segunda Guerra Mundial, ela consegue emprego na livraria Primose Hill, a princípio ela não tinha o hábito da leitura, e ela não tinha tempo para ler os livros que vende. Mas aí ela ganha um exemplar de presente o livro O Conde de Monte Cristo, acaba se apaixonando pelo universo da literatura.

"-Bem, se você for começar com qualquer um deles, sugiro O conde de Monte Cristo. É um clássico de que sempre gostei." p.33

    Ela acaba contando histórias de livros incentivando a leitura em meio a guerra, nos últimos capítulos o título do livro fará todo sentido do mundo para o leitor. Esse livro possui diversas referências literárias e mostra o poder da leitura dos livros mesmo que numa guerra acontecendo. Grace é uma ótima personagem que acaba se apaixonando pelos livros de uma forma maravilhosa.

"-Você vai ler para nós agora" p.281

    Portanto eu gostei muito dessa obra, foi muito fluída e alcançou minhas expectativas. Quem poderá gostar quem gosta de livro sobre livros, que se passa em Londres e na temática de Segunda Guerra Mundial. Futuramente poderei reler, foi um dos livros favoritos que eu li em 2023. Me surpreendeu e eu indico.

"Deixou aquele beijo guardado no coração. Para ela, só para ela." p. 206


Nenhum comentário:

Postar um comentário