segunda-feira, 24 de julho de 2023

Resenha: Um homem só | Christopher Isherwood

Um homem sóChristopher Isherwood

ISBN-13: 9786559212934
ISBN-10: 6559212939
Ano: 2021 / Páginas: 160
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Clássico absoluto da literatura moderna, Um homem só é um livro brutal que aborda o envelhecimento e a solidão de um homem gay com uma crueza lírica e necessária.

Entre marés de tristeza e raiva, George, um professor inglês de meia-idade, tenta se adaptar à rotina na ensolarada Califórnia dos anos 1960 após a morte trágica de seu jovem parceiro. Por trás de seu jeito reservado, existe um homem que observa a vida com olhos desejosos. Os corpos masculinos o atraem; a beleza acalenta seu coração dilacerado. Contudo, a sociedade repressora da época inibe a realização de seus sonhos.

Ao ser publicado pela primeira vez em 1964, Um homem só chocou muitos leitores com seu retrato franco de um homem gay na maturidade. Considerado hoje um clássico moderno, este livro é uma narrativa comovente sobre amor e solidão.

Esta edição conta com posfácio de João Silvério Trevisan.

Resenha: 

    Um homem só é um romance LGBTQIAP+ escrito pelo Christopher Isherwood, corresponde pela Companhia das Letras traduzido pela Débora Landsberg. Eu li esse livro em áudio book disponibilizado pelo Netgalley em parceria com a editora. Eu li o livro na Maratona Literária de Inverno e as Ruínas do Império no desafio livro com menos de 500 avaliações. Pretendo assistir o filme do livro.

"É fascinante a nossa capacidade de usar o passado para delinear uma alternativa de escrever o futuro de uma forma diferente."

    A obra é sobre acompanhar a vida de uma pessoa do amanhecer até a noite. Um dia ensolarado com personagem cheios de sombras, aqui na década de 60 na Califórnia temos o George que é um professor universitário de literatura britânico. Ele perdeu seu companheiro, ele está vivendo um luto acorda num dia comum dá sua aula na universidade, passa na academia faz exercícios, aceita convite da vizinha come, bebe e vai dormir.

"Grandes falhas vem de grandes expectativas enquanto grandes glórias vem de grandes ações."

     Parecia que víamos a vida dele como um documentário, uma vida comum. As conversas, as trocas é muito genuíno, revelando o todo da vida do George na década de 60 como ele vivia com o companheiro dele. Esse livro traz reflexões sobre: luto, envelhecimento e solidão de um homem gay. É uma estratégia interessante esse livro apesar de não ter gostado como favorito esse livro você poderá gostar.

"Muita das vezes o que a gente deseja não é uma máquina do tempo pra voltar atrás e fazer a coisa certa, e sim uma oportunidade pra fazer o errado de uma forma diferente."

      Eu gostei um pouco, parece um excelente livro tive boa experiência ouvindo o áudio book mas talvez não foi num momento certo mesmo assim se você ficou interessado claro que indico essa leitura, mesmo assim gostei muito do final. Portanto eu gostei mas não totalmente mas com certeza é uma ótima obra e se você se interessou, eu indico.

"O que me entristesse é o fato de saber que não fui nem um quarto do que poderia ser para ti."


Nenhum comentário:

Postar um comentário