segunda-feira, 13 de junho de 2022

Resenha: Beije-me Onde o Sol Não Alcança | Uma História de Amor no Século XIX | Mary del Priore

 Beije-me Onde o Sol Não AlcançaMary del Priore

ISBN-13: 9788542205886
ISBN-10: 854220588X
Ano: 2015 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Planeta do Brasil

Sinopse: Um conde russo, a herdeira de um barão do café do Vale do Paraíba e uma ex-escrava.

Unindo as pontas do triângulo, paixões, tragédias, a moral hipócrita de uma época, grandes fortunas, falências, derrocadas... Neste romance que parte de fatos e personagens verídicos, Mary Del Priore cria uma narrativa que prende o leitor desde a primeira página. O olhar da historiadora faz um retrato vivo do tempo e dos acontecimentos que o marcaram, mas é a história de amor de Maurice Haritoff, Nicota Breves e Regina Angelorum (nomes reais que parecem inventados) que nos arrebata.

Com descrições de uma riqueza impressionante, Mary Del Priore nos faz mergulhar na narrativa, nos carrega para dentro da história. Sentimos os cheiros, ouvimos os sons, vemos pelas frestas dos casarões um mundo onde convivem dramas, angústias, ambição, sensualidade, opressão feminina e religiosidade. Somos levados, ou nos deixamos levar. Difícil é voltar da viagem quando o livro acaba.

Resenha:

    Beije-me Onde o Sol não Alcança é um romance de época/histórico escrito pela Mary del Priore, corresponde a Editora Planeta sendo de literatura nacional. Eu li esse livro em ebook. Eu li esse livro na lc do #clubedaspaginas no mês de Maio e sempre é uma excelente experiência participar dessas leituras coletivas.

"Beije-me, Maurice, beije-me onde o sol não alcança."

    Esse livro contém: sumário, capítulos nomeados com o conteúdo e sobre a escritora. Capa e projeto gráfico: Angelo Allevato Bottino, Revisão: Jane Pessoa e Silvana Salerno, Preparação de texto: Manoela Sawitzki. Essa obra é epistolar, ou seja, escrita por cartas com um triângulo amoroso, uma história de amor no século XIX. Triângulo amoroso: de um conde russo, baronesa de café e ex-escrava do século XIX.

"Ele diz que quando eu durmo, ronrono como um gato sobre um tapete, diante da lareira." 

    Um casamento por interesse e Maurice conhece ela no dia do casamento, para se livrar da situação difícil da família na Rússia e resolve casar com a Nicota. Como é por catas sabemos a história com cortes. A Regina faz parte da vida da Nicota que tem relacionamento com o Maurice. Muito interessante o contexto histórico. Regina fica doente pela traição, é uma história ficcional com fatos históricos reais e muito bem pesquisado, a história do Brasil com incríveis detalhes.

"Depois, ela advertiu, será preciso ler toda a obra de Victor Hugo: romances, sátiras, dramas, poemas, crítica e discursos."

    Eu gostei de ler esse livro mesmo que eu não dei a nota máxima em destaque foi uma leitura rápida para mim por ser epistolar em cartas e o rico conteúdo histórico abordando sobre o Brasil. Também não tenho avenças com triângulos amorosos, foi uma leitura bem interessante e foi minha primeira leitura com essa escritora e futuramente poderei ler mais obras dela. Eu indico esse livro e foi ótimo o debate no @clubedaspaginas também indico essa leitura coletiva se quiserem conhecer. E esse livro está disponível na Amazon e outros sites facilmente encontrado.

"PS.: Manuel e compadre também mandam lembranças."

Nenhum comentário:

Postar um comentário