segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Resenha: Pessoas normais | Sally Rooney

Pessoas normaisSally Rooney

ISBN-13: 9788535932560
ISBN-10: 8535932569
Ano: 2019 / Páginas: 264
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Uma história única e envolvente sobre dois jovens que devem enfrentar a eletricidade do primeiro amor em meio às sutilezas das classes sociais e dos problemas familiares. Sally Rooney é a voz da geração millennial.

Na escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer. Ele é a estrela do time de futebol, ela é solitária e preza por sua privacidade. Mas a mãe de Connell trabalha como empregada na casa dos pais de Marianne, e quando o garoto vai buscar a mãe depois do expediente, uma conexão estranha e indelével cresce entre os dois adolescentes – contudo, um deles está determinado a esconder a relação.

Um ano depois, ambos estão na universidade, em Dublin. Marianne encontrou seu lugar em um novo mundo enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. Ao longo dos anos da graduação, os dois permanecem próximos, como linhas que se encontram e separam conforme as oportunidades da vida. Porém, enquanto Marianne se embrenha em um espiral de autodestruição e Connell começa a duvidar do sentido de suas escolhas, eles precisam entender até que ponto estão dispostos a ir para salvar um ao outro. Uma história de amor entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas descobrem que isso pode ser mais difícil do que tinham imaginado.

"O fenômeno literário da década." - The Guardian

Resenha: 

    Pessoas Normais é um romance escrito pela autora Sally Rooney, corresponde a Editora Companhia das Letras traduzido pela Débora Landsberg. Eu recebi o audiobook desse livro em parceria com a Editora. Os leitores que me indicaram essa leitura foi Mari do @sobreamorelivros , Digão do @digoroque e Pam @pamgoncalves 

"Você sempre foi bonita, ele diz. Sei disso melhor do que ninguém, sou um cara superficial. Você é muito bonita, é linda."

    Ela (Marianne) é a esquisita, estranha e tímida e ele (Connell) o popular no ensino médio até que o papel deles na faculdade se invertem, eles se amam mas na hora H de falar eles entendem tudo errado. A narrativa da Sally Rooney é bem atípica pois não tem travessão, aspas, nem nada deixando o texto estilo original do jeito especial da escritora. Eu pretendo assistir a série desse livro.

"Marianne, ele disse, não sou religioso, mas às vezes acho que Deus fez você para mim."

    Esse não é um romance clichê, não fofo mas sim com drama. Sobre minha experiência de ouvir esse livro, me surpreendeu muito apesar de não me identificar com a história eu achei incrível ouvir essa história pois a narração disponibilizada foi excelente, pretendo futuramente ter a edição física e ler mais obras da escritora Sally Rooney.

"Que tal você agir como uma pessoa normal?"

    Esse livro me fez refletir muito e me encantei pela história, apesar de achar que nem todos leitores irão gostar quem não gosta de histórias assim ou quem não se identifica pelo motivo da narração diferente ou da própria história em si. Portanto para finalizae gostaria de agradecer a Companhia das Letras por me disponibilizar  o audiobook e dizaer que eu gostei do livro, eu indico.


"Marianne já não é mais vista com admiração ou desdém. As pessoas se esqueceram dela. Agora é uma pessoa normal."




Nenhum comentário:

Postar um comentário