sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Resenha: Drácula | Bram Stoker

Drácula

Bram Stoker
R. F. Lucchetti

ISBN-13: 9786580448494
ISBN-10: 6580448490
Ano: 2020 / Páginas: 368
Idioma: português
Editora: Excelsior

Uma das mais emblemáticas obras do terror, Drácula transcende as fronteiras do tempo. Publicado originalmente em 1897, esse romance revolucionou a figura do vampiro no imaginário popular e se tornou uma das obras mais conhecidas de todos os tempos.

Aqui, o advogado Jonathan Harker viaja até a Transilvânia para tratar de negócios com o conde Drácula – figura temida pelos moradores da região. Ao longo dos acontecimentos registrados no diário de Harker, sua estadia ganha um aspecto cada vez mais assustador; e, junto a recortes de jornal, troca de cartas e telegramas, além de registros em outros diários, a obra descortina a sombria e assustadora essência dos vampiros, amplamente conhecida na modernidade. Considerado o mais bem-sucedido texto literário sobre vampiros, a obra atemporal de Bram Stoker tornou-se base para um subgênero inteiro de narrativas de horror, inspirando inclusive múltiplas adaptações em diversos idiomas para teatro, cinema e televisão.

Resenha: 
     Drácula é um clássico de terror muito conhecido e aclamado que foi escrito pelo autor Bram Stoker, corresponde a editora Excelsior. Traduzido pelo Cassio Yamamura. Eu li pelo ebook no aplicativo do Skeelo. Quem indica esse livro é o Nifrido e o Evezel do Quarto dos Gêmeos e li pela LC (leitura coletiva) deles mesmo no Apoia-se. Além disso, eu li esse livro na MLI (Maratona Literária de Inverno) e a Caixa das Realidades no desafio livro digital. 

"O desespero tem suas formas próprias de trazer a calma..."

    Esse livro é epistolar, escrito todo por cartas, diários, folhetos jornalísticos e telegrama. O livro é contado por diverso personagens. O livro começa com o diário do Jonathan Harker, ele é um advogado que acaba indo ao castelo do Drácula mesmo com avisos de pessoas que tinha algo de estranho por lá, mesmo assim ele foi e conheceu o Conde Drácula. Coisas sombrias acontecem naquele lugar. Ele acaba se tornando um prisioneiro do Conde no castelo.

"O absinto é o afrodisíaco do ego. A fada que nele existe, quer sua alma."

    Ele presencia coisas muito estranhas. Outros personagens são acrescentado na história. Inclusive a noiva do Jonathan que é a Mina. Outro personagem importante do livro é o professor Van Helsing. Até hoje o Drácula é um personagem muito misterioso. O livro é bem detalhado. Os filmes são muito diferentes desse livro. O Drácula não aparece tanto no livro assim. Além do terror esse livro também tem muito mistério. É muito importante citar que esse livro foi inspiração de muitas adaptações para o teatro, cinema e televisão.

"Há trevas na vida e há luzes, e você é uma das luzes, a luz de todas as luzes."

    Portanto eu gostei de ler. Eu gostaria no futuro de reler e ter a edição física na minha coleção. É um clássico de terror que merece todo destaque como ele tem pela sua importância. Eu gostei muito da personagem Mina. Drácula me fez ter vontade de ler mais livro com vampiros e quando puder ler mais ebooks no Skeelo que é uma ótima plataforma de leitura. Foi uma ótima experiência e eu indico.  

"É nos fracassos que aprendemos e não no delírio do sucesso!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário