segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Resenha: Messias de Duna | Duna # 2 | Frank Herbert

Messias de Duna

Frank Herbert

ISBN-13: 9788576573821
ISBN-10: 8576573822
Ano: 2021 / Páginas: 330
Idioma: português
Editora: Aleph

Sinopse: Doze anos se passaram desde que Paul Atreides ascendeu ao trono e acumulou os títulos de imperador e messias. Líder do maior império que a humanidade já viu, Paul está terrivelmente consciente do peso de suas decisões. Arrakis tornou-se o centro do Imperium, de onde os fremen se propagaram a fim de levar sua filosofia e forma de governar aos planetas por eles conquistados. Os inevitáveis conflitos gerados por essa expansão fazem importantes facções contrárias ao imperador reunirem forças para detê-lo. Uma grande disputa está prestes a ter início nos bastidores do poder, e apenas Muad’Dib pode decidir o destino de todos. Messias de Duna é o segundo volume da série criada por frank herbert. Ele revela um lado mais humano de seus personagens, além de aprofundar e estender o universo de Duna, aliando discussões políticas, filosóficas e religiosas à épica história de poder, vingança e redenção.

Resenha: 

     Messias de Duna é um livro de ficção científica escrito pelo autor Frank Herbert, corresponde a Editora Aleph. Traduzido pela Maria do Carmo Zanini. Eu comprei esse livro da Mari do @sobreamorelivros e foi indicação dela e do Evezel @evehimself . Futuramente eu pretendo ter e ler o livro Filhos de Duna. Eu já assisti os filmes e gostei. É o segundo livro da série de Duna, o primeiro já postei resenha aqui.

“O homem sábio se molda – o tolo vive apenas para morrer.”

    Esse livro se passa doze anos depois de Duna. No final de Duna o Paul com seu exército fremen enfrentou o exército do imperador venceu e conseguiu uma aliança politica para se tornar o novo imperador e se casou com a filha do imperador. E temos esses eventos doze anos depois. O Paul é o imperador  e ele é casado. Sua esposa mesmo sua amada Chani, e casamento de fachada e politico com a Irulam.

“A religião também é uma arma. Que tipo de arma é a religião quando se torna o governo?”

    Ele conquistou vários planetas, ele é um imperador muito temido. Ele é uma figura de um governante divinizado. Ele é esse Messias de Duna. Ele passou ser considerado uma divindade. Sua irmã que nasceu em Duna está mais velha, ela tem aspecto divino nela devido aos dons dela. Ela é uma espécie de sacerdotisa. Você vai ver os conflito de Paul e sua irmã. Uma conspiração para tirar o Paul do poder para matá-lo. 

“A razão é a primeira vítima de uma emoção forte”, Scytale murmurou.”

    Portanto eu gostei desse livro, foi muito bem escrito e apesar de gostar mais do primeiro livro eu também gostei dele pois expande o universo de Duna com mais explicações e detalhes. Também é interessante sobre uso da religião como arma politica. Porém o primeiro livro é bem mais empolgante, mas é muito interessante o retorno desse universo e jornada criada pelo Frank Herbert. Se você leu Duna, eu indico a leitura desse livro e se não leu Duna, eu te indico Duna antes desse. Recomendo. 

"Eu não falo, eu opero uma máquina chamada linguagem. Ele range e geme, mas é minha.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário