Sinopse: Nesta obra de ficção científica, Gustavo Rosseb nos traz uma jornada entre mundos desconhecidos, sobre uma mãe desesperada, para salvar a vida de seu filho e livrar o futuro de um vírus mortal. Quando os médicos sugerem desligar os aparelhos que mantêm o filho de Maressa em coma durante cinco anos, ela busca uma alternativa inusitada para salvá-lo e procura Alcino Damiano, um cientista renegado que ficou famoso por criar uma tecnologia capaz de isolar a consciência de uma pessoa e separá-la de seu corpo físico. Ao se tornar cobaia desse experimento, Maressa acredita que poderá ensinar seu filho o caminho de volta ao seu corpo. Agora ela precisa convencer o doutor Damiano a reativar o seu projeto proibido, e lidar com sua consciência vagando fora de seu corpo, em lugares onde a psique humana jamais adentrou.
Resenha:
Vórtices é um livro de ficção científica escrito pelo autor Gustavo Rosseb, foi publicado pelo Grupo Editorial Pensamento no selo da Editora Jangada, sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro físico em parceria com o escritor na CCXP fechamos parceria e ele me deu o livro e autografou no evento. Eu já conhecia o escritor anos atrás fiz parceria com ele com os livros As Aventuras de Tibor Lobato. Esse livro está na meta de 12 livros para ler em 2025. Faz tempo que eu estava querendo ler ele.
"Os vórtices a receberam de volta, conduziram-na por seus túneis e carregaram sua consciência novamente para longe daquele porão." p.173
Esse livro é sobre uma mãe que tem um filho que está em coma há anos. Os médico querem desligar os aparelhos. Ele entra numa tecnologia proibida para tentar salvar a vida do filho que permita a consciência dela viajar fora do corpo. É um livro com camadas filosóficas , universos mentais e mistura de ciência com emoção. O escritor escreveu no final do livro muitas inspirações incríveis que ele teve uma delas foi Black Mirror que a temática principal do livro se assemelha bastante com o livro e achei isso muito legal essa inspiração e as muito outras também.
"Eis a simplicidade e a complexidade daquele mundo." p.121
E mais esse livro é bem reflexivo, você entra nesse universo criado pelo Gustavo e quer saber o que acontece até o livro terminar. Foi um dos livros favoritos de ficção cientifica que eu li esse ano. Uma leitura diferente, intensa, que mostra até onde uma mãe vai por amor. Bem criativo. É uma leitura perfeita para ler em maratonas literárias por ser uma leitura rápida de ler com uma ótima diagramação e divisão de capítulos que fará você se envolver na história. O livro possui ótimas referências.
"E uma lágrima verteu dos olhos do Heitor." p.59
Portanto eu gostei desse livro, é um livro ótimo de ficção científica nacional. Futuramente poderei entrevistar o escritor em live no bookstagram. Foi uma leitura fluída e bem diferente dos outros livros do escritor e bem diferente do que eu imaginava. No final possui significado do nome dos personagens. Se você se interessou e curte ficção cientifica nacional essa poderá ser uma ótima escolha de leitura. Possui um final emocionante. Recomendo.
"Tempestade por um dia inteiro. Uma benção rara diante da temporada de intenso calor." p.31