sábado, 4 de outubro de 2025

Resenha: Sangue raro | Lucas Santana

Companhia Editora Nacional
2025
352 páginas
11h 44m
ISBN-13: 9786558812500
Português Brasileiro










 Sinopse: "Comecei a sentir a coisa estranha dentro de mim mais ou menos quando eu tinha dezesseis anos. Não sabia explicar o que era, faltavam palavras para entender e nomear, mas era algo que fervia, espalhando-se por debaixo da pele, pelos músculos, dentro dos ossos. Era feito leite derramado no cuscuz, buscando caminho entre os flocos, encharcando tudo, o gosto se alastrando por toda parte. Eram gavinhas, que se alinhavam entre os vasos sanguíneos. Borbulhava, pinicava, expandia. Parecia ruim, perigoso. Não falei para ninguém, tive medo. Naqueles dias, a gente tinha medo de tudo." Caetano é morador do Morro da Conceição, Recife, e um "sangue-raro": uma pessoa com características únicas e especiais cujo sangue pode ser utilizado em rituais mágicos. O sangue dele tem a propriedade de localizar pessoas. Durante uma ditadura militar para "limpar" o país dos bruxos e dos sangues-raros, Caetano é encontrado depois de tentar fugir com seu único amigo, Paulinho, e sequestrado pelo governo. O regime o transforma numa ferramenta para buscar inimigos políticos. Após dez anos preso, ele finalmente consegue escapar, e terá de lidar com um mundo devastado pelo ódio e pela feitiçaria. O exército tomou conta do país e, depois de se munir de tudo o que precisava, largou a população à deriva. As cidades foram tomadas pelas águas, com a vegetação e a poluição destruindo tudo pelo caminho. Jorge, um bruxo assassino, deseja utilizar o sangue de Caetano para encontrar a filha perdida, uma sangue-raro poderosa que também foi capturada. Agora, em liberdade e aliado a esse bruxo, Caetano precisa decidir o que fazer: se torturar pelas atrocidades cometidas com o seu sangue, ou se tornar o monstro que dizem que ele é e ir atrás das pessoas que fizeram esse caos.

Resenha:

    Sangue raro é uma distopia escrita pelo autor Lucas Santana, publicado pela Editora Naci. Sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro físico em parceria com brindes e mais dois livros. Eu escolhi ler ele uma dos motivos foi a resenha da Haru do bookstagram @livrosharus . Esse livro um dos brindes foi um pôster e um marcador.

"Que meu destino seria continuar sozinho, sem meu vampiro." p.106

    Atenção: esse livro é para maiores de 18 anos e possui gatilhos. Esse livro é sobre o Caetano que é um jovem morador do Morro da Conceição, em Recife, que possui uma habilidade singular — ele é um sangue-raro, alguém cujo sangue tem características mágicas únicas: ele permite localizar pessoas desaparecidas. Em meio a uma ditadura que caça bruxos e indivíduos com dons especiais, Caetano é capturado após tentar fugir com seu amigo Paulinho — e acaba sendo usado pelo governo como instrumento de perseguição.

"Piquei de novo. O rosto em minha frente também piscou. Era eu. Sou eu! Sou eu, Caetano." p.191

    E mais após passar dez anos encarcerado, ele consegue escapar. Mas o Brasil que reencontra está profundamente transformado: o regime se tornou ainda mais severo, a magia foi incorporada aos jogos de poder, e o país afunda em crises ambientais e sociais, com cidades submersas e o ódio generalizado. Agora livre, Caetano cruza o caminho de Jorge, um feiticeiro violento que precisa de seu dom para localizar a própria filha — também uma sangue-raro — que foi sequestrada. Juntos, eles embarcam em uma jornada perigosa. Diante desse novo mundo brutal, Caetano precisa decidir: vai repetir os erros do passado, ceder ao rancor, ou reinventar seu destino, mesmo que isso signifique tornar-se o que todos temem — uma ameaça?

"Jorge não respondeu. O braço se enrijeceu em torno de mim. E desmaiei." p.163 

    Portanto eu gostei desse livro. Esse livro tem seu diferencial, com certeza se ficou interessado eu gosta de distopia nacional indico para vocês. Esse livro tem muitas avaliações positivas no skoob. É um livro que foi muito bem escrito e com cenas bem impactantes com gatilhos por isso é para maiores de 18 anos. É um livro que não é para todo mundo porém tem seu público. Esse livro poderá ter surpreender, se te interessou... recomendo para saber o que vai achar dele.

"Abaixei os olhos, sem querer falar mais. Eu não concordava com ele. Havia algo errado comigo, sim. E eu só queria ser normal." p.84

Meu bookstagram | Skoob do livro