quinta-feira, 26 de julho de 2018

Resenha: Mar de Areias (1 #1) Elizeu Cardoso

Mar de Areias
Elizeu Cardoso

ISBN-13: 9788558333870
ISBN-10: 8558333874
Ano: 2018 / Páginas: 170
Idioma: português 
Editora: Penalux

Sinopse:

O mar de areias é navegado por histórias, o que flui em suas correntezas são relatos e memórias que flutuam, parecem mesmo que as lembranças estão pairando sobre o oceano da mente das duas narradoras, as quais começam a descrição dos contos.
Estas narradoras são duas irmãs já envelhecidas, a princípio conhece-se um pouco
da história destas duas figuras, que nasceram unidas. Avante as duas se confundem, uma é espelho da outra, e as histórias trocadas entre elas, podem ser aquelas que se compartilha com nosso íntimo mais profundo.
Os enredos narrados vêm à tona instigados pela força saudosa da nostalgia. Quando estas duas irmãs se reúnem de frente para o mar, ficam a observar a paisagem e veem os barcos que aportam próximo a elas. Cada um destes barcos representa uma pessoa, que terá sua história revelada nesta conversa íntima entre as duas narradoras.
O caráter fantasioso que vem das influências de autores como García Márquez ressaltam aspectos que seriam menos exuberantes caso se optasse por uma narrativa em estilo comum. No conto “Neméias, o barco albino” o caráter surreal do enredo, e dos elementos trazidos, dramatizam ainda mais, a já emotiva temática da morte e do luto.
Os personagens da obra são representações da diversidade, um menino, ou um homem carrancudo, uma garota de programa, não importa, todos são aspectos importantes, pontos de histórias para onde convergem as emoções. Frente ao resgate da memória os julgamentos perdem importância, ainda mais se resgatados quando na iminência da morte, esta que liquida todos os conhecidos, fazendo com que, no futuro, o ser que lembra, se transforme em um novo barco, existindo apenas no mar das lembranças.

Romance


Resenha:

Mar de Areias é um livro escrito pelo autor Eliseu Cardoso sendo um romance de literatura nacional. Ele me foi disponibilizado em parceria com a editora Penalux.

A estrutura do livro a capa é como se fosse uma pintura de uma paisagem e um barco muito linda. O livro possui sumário, títulos e cada capítulos respectivamente nomeados.

O conteúdo do livro o livro Mar de Areias é um romance que na estória vão contando cada capitulo um conto diferente contado pelas irmãs já envelhecidas um conto que me chamou atenção foi do Neméias e o barco albino que o garoto nasceu albino só que uma mão preta como seu avô já falecido, a vó dele contou que com isso ele podia pegar estrelas na duna e assim que ficassem na areia seriam estrelas do mar ficou curioso para saber mais estórias como essa leia o livro e descubra.


Minha análise gostei do livro por ser um livro com ótima escrita o sentimento de se ler é tranquilidade lembra de estórias quando se está na praia , no interior ou de férias pelas estórias contadas da para imaginar o Mar dessas estórias que o escritor quis mostrar nessas incríveis narrativas pode se encantar pela forma que é colocado as situações é bom mesmo esse livro e recomendo para quem gosta de romance.

Elizeu Cardosos: Nasceu em Pinheiro (MA), no dia 15 de março de 1975. É escritor, cantor, compositor, músico e professor. Membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências (cad. 15). Autor dos cd’s “Todos os Cantos” e “Alma Negra”, e dos livros “Dias Amarelos” e “A Dança dos Ventos”. Em 2008, vence o Festival João do Vale de Música Popular – São Luís (MA), com a música Redemoinhos, e em 2015 vence o I Festival Maranhense de Conto e Poesia (UEMA), com o conto “Poeira do Tempo”.

Conheça meu instagram literário: @kemiroxtvliterario


Nenhum comentário:

Postar um comentário