sexta-feira, 1 de junho de 2018

Entrevista: Entrevistando o escritor Luis Enrique Kato


Olá pinguins literários!
 Trago uma nova entrevista com o autor do livro incrível chamado Amar é Mar .

   

“A vida tem sido como um oceano, com ondas altas e baixas. Queria que a maré fosse calmaria para poder navegar com meu barquinho ⛵” (Luis Enrique Kato)


Luis Enrique Kato Yamanaka, paulista, estudante de jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Virginiano, com uma alma sonhadora, começou a escrever em uma tentativa de dizer ao mundo cada sentimento que continha em seu coração, mas são tantas histórias que não cabem nem em um único livro... 

***

Kelly - O que o levou a escrever este livro em particular?
Luis Kato - Escrever Amar é mar foi uma forma que encontrei para canalizar a minha dor e poder ajudar as pessoas com as minhas palavras. Durante o processo de escrita eu pude perceber que a minha dor não era única e que as minhas palavras eram capazes de trazer conforto para cada coração.

Kelly - Qual é o seu regime de escrita ou composição?
Luis Kato - Varia muito. Há vezes que prefiro o silêncio, outras eu coloco música para me concentrar. Gosto de escrever à noite porque tenho mais privacidade, mas não é regra. Com escrevo muito sobre o que estou sentido no momento minha forma de escrever muda também. Não gosto de escrever por pressão, por demanda. Já fiz isso antes e percebi que minha produtividade cai.

Kelly - Quais são suas maiores influências de escrita?
Luis Kato - Minha maior influência, sem dúvida, é a J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter. Ela quem me abriu para o universo literário e me fez perceber que existem infinitos mundos na imaginação de cada um. Um pouco autor que eu admiro muito, nacional, é o Frederico Elboni. Me inspiro nele para conseguir escrever tudo o que meu coração quer dizer.

Kelly - Qual foi sua inspiração de ler livros e escrever neste mundo incrível da literatura?
Luis Kato - Creio que sem o apoio dos meus pais eu não teria nem metade das coisas que tenho hoje. É muito bom sentir que eles são o meu chão, sabe? Todo o incentivo que eles me deram para ler e escrever é incrível. Uma frase que já ouvi muito e que concordo é: “comprar livros não é custo, é investimento”. Talvez se meus pais nunca tivessem me dado Harry Potter e a Pedra Filosofal  quando eu tinha 11 anos boa parte de quem eu sou hoje não existisse.

Kelly - Quais conselhos para quem quer se aventurar como escritor?
Luis Kato - Não desista! São inúmeros os problemas que podem acontecer, mas assim é a vida. Muitas vezes vamos nos ver por baixo, sem encontrar uma saída. O importante é manter a calma, respirar e confiar no universo. Cada pessoa tem um enorme potencial dentro de si, só precisamos saber usar os nossos dons.

Kelly - O que você espera do seu livro na Bienal?
Luis Kato - Espero que ele possa provocar reflexões em novas pessoas. Às vezes nós deixamos a vida sem piloto automático e não nos damos conta das nossas ações. É importante saber o que queremos e para onde queremos ir. Espero que o meu livro seja um norte na vida de cada novo leitor.

Kelly - Que livros você recomendaria para seus leitores?
Luis Kato - Um livro que eu gostaria que todas as pessoas lessem é Outros jeitos de usar a boca. A autora, Rupi Kaur, brinca com as palavras de uma maneira incrível, trazendo verdades que muitas vezes nós nos permitimos esquecer.

Kelly - Quais são livros favoritos?
Luis Kato - Tenho um carinho enorme pela saga de Harry Potter. Quem diz que é livro de criança está muito enganado. Através dela que adquiri muitos valores que tenho em mim, como persistência, coragem, amizade. Um outro livro favorito meu é As Vantagens de Ser Invisível. Me identifico muito com o protagonista, o Charlie, e todas as situações que ele tem que passar durante o ensino médio. Ambos são verdadeiras obras de arte.

Kelly - Para encerrar a entrevista o que você diria para os leitores da entrevista que se interessaram em ler teu livro?
Luis Kato - Leia cada conto/crônica com calma e preste atenção na situação que a minha vida se encontrava. Comecei escrevendo esse livro com 14 anos e finalizei com 17, quase 18. Foram anos intensos e eu mudei muito durante o processo, mudanças essas que são visíveis durante a leitura. Tome o que quiser do meu livro, seja aprendizado ou reflexões, tenho certeza que alguma parte vai te marcar mais.

Meu Instagram Literário: @kemiroxtvliterario


Um comentário:

  1. Parabéns Luis... sei o quanto batalhou por esses momentos únicos 😍😘

    ResponderExcluir