segunda-feira, 8 de julho de 2024

Resenha: Blade Runner Androides | Sonham com Ovelhas Elétricas? | Philip K. Dick

Blade Runner

Philip K. Dick

ISBN-13: 9788576574408
ISBN-10: 8576574403
Ano: 2019 / Páginas: 303
Idioma: português
Editora: Aleph

Sinopse: Inspiração para um dos maiores clássicos do cinema, dirigido por Ridley Scott, este romance é de autoria do prolífico e revolucionário Philip K. Dick, um dos maiores expoentes da contracultura na ficção científica durante as décadas de 60 e 70. Rick Deckard é um caçador de recompensas, vivendo em uma San Francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Um novo trabalho pode ser o ponto de virada para melhorar seu padrão de vida e realizar seu sonho de consumo: uma ovelha de verdade, para substituir a réplica elétrica que ele cria em casa. Para isso, Deckard precisa perseguir e aposentar seis androides que estão foragidos, se passando por humanos. Mas as convicções do detetive podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida quanto ele acreditava. Em Androides sonham com ovelhas elétricas?, título original deste livro, Philip K. Dick cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana. Esta nova edição conta com capa ilustrada por Rafael Coutinho, com design de Giovanna Cianelli. A cena imaginada por Coutinho homenageia o filme e retoma o ar policial noir do romance, ao mesmo tempo em que explora a atmosfera de dúvida e segredos presente na obra de Dick.

Resenha: 

    Blade Runner ou Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? escrito pelo autor Philip K. Dick corresponde a Editora Aleph, traduzido pelo Ronaldo Bressane. Eu li em ebook, eu li pela Leitura Coletiva do Quarto dos Gêmeos @nifrids e @evehimself . Eu também pretendo ler esse ano do mesmo escritor o livro: O Homem do Castelo Alto tenho o livro físico . E futuramente quero ler O Tempo Desconjuntado que eu também tenho o livro físico.

"O problema da introspecção é que ela não tem fim."

    Esse livro é sobre uma história que se passa muitos anos no futuro, que houve uma guerra nuclear com consequências que as pessoas ficaram debilitadas, eles vão habitar em Marte, inclusive com Androides. O personagem principal é o Rick Deckard é um caçador de recompensas que consegue diferenciar humanos de androides.  Ele é pago para aposentar robôs, esses robôs são do nexus seis. Ele tem conflitos externos e uma crise existencial. Com sentimentos contraditórios.

"Às vezes uma reação adequada à realidade é enlouquecer."

   Tem uma máquina com manipulação de sentimentos e outra máquina se liga com emoção e a temática importante é a empatia. Os animais são muito caros e ele o personagem principal Rick tem animal falso uma ovelha elétrica que é um androide. A relação do protagonista com um androide. Androides muito realistas com perguntas para saberem se é um Androide mesmo se você não tem empatia é um Androide. A religião no livro chama Mercerismo, uma obra que reflete muito sobre empatia e filosofia.

"A ferramenta básica para a manipulação da realidade é a manipulação das palavras. Se você puder controlar o significado das palavras, poderá controlar as pessoas que devem usá-las."

    Portanto eu gostei muito desse livro. Um dia poderei ter a edição física. Eu assisti Blade Runner 2049 na Netflix e gostei muito. Meu personagem favorito é o protagonista. Pretendo assistir o Blade Runner de 1982. Quem gosta de ficção cientifica e quer conhecer a escrita do autor Philip K. Dick eu indico esse livro com certeza. É um dos meus livros favoritos de ficção científica que eu li esse ano. Recomendo. 

"Às vezes enlouquecer é uma resposta adequada à realidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário