sábado, 27 de julho de 2024

Resenha: Criaturas em Branco | Larissa Prado

Criaturas em BrancoLarissa Prado

ISBN-13: 9786589315179
ISBN-10: 6589315175
Ano: 2023 / Páginas: 158
Idioma: português
Editora: Diário Macabro

Sinopse: Criaturas em branco, de Larissa Prado, reúne 10 contos + 1 poema de terror cósmico que combinam a influência lovecraftiana com o estilo próprio da autora! O contato com a literatura de horror cósmico transformou a vida de leitora de Larissa Prado, e foi através dos contos lovecraftianos que surgiu a necessidade de criar mundos — escrever sobre o absurdo de universos e situações inconcebíveis à consciência humana. Foi no terror cósmico que encontrou a melhor forma de começar a se expressar na ficção de horror.

No ano de 2015, a autora escreveu uma série de histórias inspiradas na mitologia criada pelo escritor H. P. Lovecraft, pois, naquele tempo, o cosmicismo vibrava como força propulsora para sua criação literária. Foi dessa safra que saíram os contos presentes no livro Criaturas em branco.

A influência, porém, não serviu apenas como um arcabouço de ideias apropriadas do autor em questão. Tentando expandir horizontes e encontrar o seu próprio estilo, Larissa buscou inovar nas histórias, explorando caminhos que Lovecraft apenas iluminou vagamente com os flashes de genialidade em suas narrativas.

Este é o segundo livro da coleção pocket da Diário Macabro, sendo Larissa Prado a primeira autora nacional da coleção.

Resenha: 

    Criaturas em Branco é um livro de contos de terror cósmico escrito pela autora Larissa Prado, corresponde a Editora Diário Macabro. Eu recebi o livro físico autografado em parceria mais marcador com a escritora. Eu pretendo ler no futuro o livro dessa escritora chamado Ecos da Melancolia. Foi meu primeiro livro que eu li dessa autora. Eu conheci ela por ela ter publicado na Editora Izyncor o livro Ecos da Melancolia, mesma editora que publicará o Refúgio da Arte do Evezel. Eu li na #MLI2024 e A Caixa das Realidades no desafio livro único.

"Estou a esperar pacientemente, fitando o céu, dia após dia, pelo retorno dos Outros." p.17

    Esse livro é pequeno, linda diagramação e consistente. Possui 10 contos mais um poema de terror cósmico, que foi inspirado com muito influência lovecraftiana mas claro com seu próprio estilo e característica com seu devido diferencial. Com os seguintes contos de tirar o fôlego: Lovecraft (poema), Os outros, A cidade dos sons, À deriva no absurdo, Velhos galhos dos sonhos, O outro lado do rio, Campos Ocultos, Naufrágio, A Coisa no poço, Ameaça invisível, Sinos de tormenta e Posfácio: O terror alvo de Larissa Prado.

"O povo ao qual, agora, eu pertenço." p.49

    Além disso, esse livro é o oitavo livro da Larissa Prado, irei ver mais sobre os anteriores. Uma leitura rápida, com contos que poderão assombrar o leitor. Esse livro é perfeito para quem gosta de livros de literatura nacional e contos de horror cósmico. Uma curiosidade esse livro nasceu com uma campanha no Catarse que graças as colaborações ele surgiu para a alegria da literatura e horror cósmico. Esse livro pode ser lido em qualquer momento mas é perfeito para ler no Halloween e em maratonas literárias.

"Era como ele jamais tivesse existido." p.68 

    Portanto eu gostei desse livro, foi um dos favoritos que eu li de horror esse ano até o momento. Se a escritora topar poderei entrevistá-la em live no bookstagram algum dia. Agradeço a escritora pela parceria e desejo muito sucesso como escritora. Meu conto favorito foi o Naufrágio. Também gostaria de parabenizá-la pelos prêmios literários que acabei lendo sobre a escritora. Criaturas em Branco é um ótimo livro. Recomendo.

"Eu comecei a acelerar para me afastar daquela armadilha." p.106

Nenhum comentário:

Postar um comentário