sexta-feira, 12 de abril de 2024

Resenha: Futuro ancestral | Ailton Krenak

 Futuro ancestral

Ailton Krenak
ISBN-13: 9786559211548
ISBN-10: 6559211541
Ano: 2022 / Páginas: 128
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

Nesta nova coleção de textos, Ailton Krenak nos provoca com a radicalidade de seu pensamento insurgente, que demove o senso comum e invoca o maravilhamento.

Sinopse: A ideia de futuro por vezes nos assombra com cenários apocalípticos. Por outras, ela se apresenta como possibilidade de redenção, como se todos os problemas do presente pudessem ser magicamente resolvidos depois. Em ambos os casos, as ilusões nos afastam do que está ao nosso redor. Nesta nova coleção de textos, produzidos entre 2020 e 2021, Ailton Krenak nos provoca com a radicalidade de seu pensamento insurgente, que demove o senso comum e invoca o maravilhamento. Diz ele: "Os rios, esses seres que sempre habitaram os mundos em diferentes formas, são quem me sugerem que, se há futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral, porque já estava aqui."

"Ailton Krenak é um filósofo originário: desentranha do pensamento indígena uma forma que os ocidentais se habituaram a reconhecer como filosofia e a confronta, à medida que também a aproxima, com os modos especulativos europeus e outras cosmovisões tradicionais."
– Muniz Sodré
Resenha: 

    Futuro ancestral é um livro não-ficção escrito pelo autor Ailton Krenak, corresponde a Editora Companhia das Letras, sendo de literatura nacional. Eu consegui o ebook quando eu era parceira da editora pelo NetGalley. Eu escolhi essa leitura para estudar para uma prova que irei fazer que tem no edital. Eu já li desse escritor Ideia para adiar o fim do mundo para uma matéria da USP. Esse escritor é um filósofo indígena muito conhecido.

⁠"Se o colonialismo nos causou um dano quase irreparável foi o de afirmar que somos todos iguais."

    Será que nós estamos muito preocupados com o futuro? E esquecemos a origem, a ancestralidade. Florestania. Futuro. Ancestralidade. O livro é pequeno mas bastante reflexivo sobre a sociedade atual. Ele pertence ao povo Krenak. O livro é divido em cinco partes: Saudações ao rios, Cartografia para depois do fim, Cidades pandemias e outras gerigonças, Aliança afetiva e Coração no fim da terra. A principal questão são assuntos ambientais. 

"O futuro é ancestral e a humanidade precisa aprender com ele a pisar suavemente na terra.”

    A primeira parte ele aborda sobre a importância dos rios, relacionando como tem gente que poluem os rios. A segunda parte ele foca na origem. No texto três ele fala que é possível acabar o mundo do que acabar o capitalismo. No texto quatro ele relaciona cidadania com florestania e no quinto e último texto Krenak fala sobre a questão da educação e do futuro. Krenak nos traz muitas reflexões e mensagens que vale serem analisadas e pensadas.

“Contamos histórias de países e cidades diferentes. Mas elas são muito parecidas e, portanto, têm o mesmo impacto. Espero que esse filme venha rodar o mundo inteiro e impactar as pessoas, para que consigam entender a nossa história, a história com “H” maiúsculo, história de realidade do que vivemos”

    Eu gostei desse livro, apesar de não gostar tanto de livros de não-ficção como de ficção nesse no mês de Abril eu li vários de não-ficção para estudar saindo da zona de conforto e refletindo com livros que não pensei que iria ler em Abril, mas eu li. Pretendo ler mais livros do Airton Krenak. Para quem gosta dos assuntos citados nessa resenha, eu recomendo esse livro. Uma leitura rápida. Que faz pensar sobre o meio ambiente e sobre atualidades. Eu indico.

“Não podemos nos sentir tristes, porque somos parte de algo grande que une a todos. Por isso, somos uma pedra no sapato”

Nenhum comentário:

Postar um comentário