sábado, 11 de novembro de 2023

Resenha: Como incendiar uma biblioteca e sair impune | Tatiana Carvalho

 Como incendiar uma biblioteca e sair impune

Tatiana Carvalho
ISBN-13: 9786584688773
ISBN-10: 6584688771
Ano: 2023 / Páginas: 80
Idioma: português
Editora: Editora Libertinagem

Leia abaixo um trecho do conto "A cirurgiã de livros", que integra "Como incendiar uma biblioteca e sair impune", de Tatiana Carvalho:

A cirurgiã de livros

Detesto livro grande. As pessoas acham que, só porque eu sou bibliotecária, tenho obrigação de gostar de livros. Eu até gosto, mas gosto de livros razoáveis e que não testam a nossa paciência. Claro, há livros que têm todo direito de ter quinhentas, oitocentas, até mil ou mais páginas. São as enciclopédias, dicionários, grandes manuais. Imagine um Manual de Ortopedia. Ou uma História da Segunda Guerra Mundial. É muito assunto, não tem como ser breve. E também tem os clássicos. Grandes clássicos têm licença para ser grandes. Eles têm um valor universal e não resistiram ao tempo à toa. Mas não me venha com esses romances policiais, livros de terror, dramas familiares e até histórias eróticas com mais de
trezentas, quatrocentas páginas. Não tem a menor necessidade.

Resenha:

    Como incendiar uma biblioteca e sair impune é um livro de contos escrito pela autora Tatiana Carvalho, corresponde a Editora Libertinagem, sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro físico com dedicatória em parceria publi com a escritora. Eu já conheci a autora pessoalmente e já li o outro livro dela chamado Nuvem carregada sobre a terra. E mais já entrevistei a escritora em live no bookstagram foi incrível.

"Tudo conforme as ordens da natureza. Até que alguma coisa mudou." p.99

    O livro possui os seguintes contos: Como incendiar uma biblioteca e sair impune, A garota que devorava sumários, A cirurgiã de livros, A parede vermelha, O processo e a biblioteca, Mundo Paralelo, Olhos Azuis, Fantasma e as bibliotecas, O andar de cima, A biblioteca de pessoas mortas e Como incendiar a uma biblioteca e sair impune II. Para quem gosta de livros, biblioteconomia ou o universo da literatura poderá gostar dessa obra.

"A história ficou famosa na faculdade, e até hoje tem gente que acredita e gente que não." p.76

    Meus contos favoritos são Como incendiar uma biblioteca e sair impune e A parede vermelha. Porém eu também gostei dos demais contos. É um livro fácil e rápido de ler já que são de contos e não é um livro grosso, a escrita da autora é excelente. Esse livro é perfeito para entrar nesse mundo das bibliotecas para quem gosta de livros de contos e quiser apoiar essa incrível escritora nacional.

"Eu estava sendo recolhido para dentro de um livro. Eu era um livro." p.64

    Portanto eu gostei desse livro. Se tiver oportunidade pretendo continuar a ler suas futuras obras se forem publicadas mais. Também gostaria de parabenizar a escritora por mais esse livro publicado. Sinceramente esse livro me surpreendeu e indico para todos amentes de livros e bibliotecas. Seja um incendiário também e leia essa excelente obra! Recomendo!

"Mas ninguém entende. Não é possível ser pró-ativo nesse país." p.34

Nenhum comentário:

Postar um comentário