quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Resenha: O abismo que anda | Chris Roux


O abismo que anda | Chris Roux     | Editora: Guará Books   
                                                                                                                            Sinopse: O ser humano, um abismo de sanidade existente apenas em oposição à loucura, contradiz sua própria essência paradoxal, repleta de dúvidas e respostas sobre o que significa existir, ao crer-se, primeiramente, capaz de uma existência sã. Este livro não oferece respostas, mas convida ao despertar da dúvida, tantas vezes adormecida nas brechas do cotidiano. Ele nos conduz a reflexões sobre nossa verdadeira natureza, a busca pela felicidade, a dor de existir e sua razão de ser, assim como o rumo inevitável da evolução humana, que frequentemente esconde, distorce e cria as essências do homem: um abismo que anda.
Resenha:
    O abismo que anda é um livro de filosofia brasileira que foi escrita pela autora Chris Roux, corresponde a Editora Guará Books. Sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro físico em parceria com a editora. O Pablo da editora que me perguntou se eu queria receber o livro e eu aceitei. Eu conheci essa editora pelo livro Catarina Ali ou Acolá Dentro da Televisão ou Fora Dela escrito pelo autor Daniel Heldt Urban. Eu aceitei essa parceria me chamou a atenção a capa e a sinopse. Já faz um tempo que recebi esse livro mas eu acabei lendo quando deu para eu ler. Eu vi mais sobre essa escritora brasieira e  espero que ela escreva mais livros.
"A realidade é mera subordinada do irreal, por ser subissa ao ideal." p.78
    Esse livro  investiga a condição humana como um precipício ambulante entre a razão e a loucura. A obra propõe uma imersão em nossas incertezas, questionando aquilo que acreditamos ser nossa identidade e nossa sanidadeNão oferece respostas prontas  pelo contrário, provoca o despertar da dúvida, frequentemente adormecida nas rotinas e distrações do dia a dia.
"Um ser criado especificamente e com base para algo, vive e morre neste algo." p.25
    E mais O livro conduz o leitor a reflexões sobre: 













 





A nossa natureza autêntica, A incessante busca pela felicidade, Ador de existir e seu possível  propósito e O caminho inevitável da evolução humana, que molda, oculta ou distorce quem somosAo final, revela que o ser humano pode ser compreendido como um abismo em movimento, carregando contradições, paradoxos e questionamentos sobre o significado de viver. 

 

"Enfim, o homem perde a sua máscara, pois surge o verdadeiro ser: o hipócrita." p.60
    Portanto eu gostei desse livro, é um livro muito rápido de ler por ser um livro curto de certa forma porém é um livro complexo, cheio de detalhes e reflexões. É um livro que envolve muitos conceitos filsóficos e muitos pesamentos únicos da autora. Quem gosta de filosofia , de livros curtos e de literatura nacional poderão gostar desse livro. É um livro que faz pensar bastante e foi o primeiro livro escrito por essa autora. Se essa autora escrever mais livros poderei ler pois ela escreve bem. Se te interessou esse livro, eu indico.
"Assim sendo, o futuro do homem é puramente a sua deshomenização." p.21
            
  
         Meu bookstagram | Compre aqui













Nenhum comentário:

Postar um comentário