sábado, 8 de setembro de 2018

Resenha: Iracema , José de Alencar

Iracema
José de Alencar

ISBN-13: 9788582850336
ISBN-10: 8582850336
Ano: 2016 / Páginas: 192
Idioma: português 
Editora: Penguin & Companhia das Letras

Sinopse:  
Publicado em 1865, Iracema é um dos textos fundamentais da cultura brasileira. Parte da trilogia indianista de José de Alencar (O guarani e Ubirajara são os outros livros), o romance guarda a multiplicidade dos clássicos: sua prosa é poética, seu tratamento da matéria é mítico, seu ar é de epopeia.
Livro que durante muitos anos resumiu o éthos brasileiro nas letras, ainda hoje oferece muitos caminhos de interpretação na crítica literária, na historiografia, nos estudos culturais e de gênero. A história do amor de Iracema, a “virgem dos lábios de mel”, com Martim é a metáfora romântica do encontro entre a civilização e a cultura autóctone. Valorizando a paisagem brasileira e construindo um passado idealizado, José de Alencar criou um mito que perdura até hoje.

Literatura Brasileira / História do Brasil / Romance


                                    Resenha:
Iracema é um romance escrito pelo autor José de Alencar, ele está na lista obrigatória da Fuvest 2019 e é de grande importância para literatura.

O livro que me foi emprestado foi a edição dos Penguins Leaders que é laranja pode se dizer que é uma excelente edição para se ler Iracema.

O livro conta a história de Iracema, a virgem de lábios de mel. O escritor envolve na fase do romantismo, sendo que que é uma literatura indianista, Iracema é um dos livros da trilogia de José de Alencar. Envolvendo na história do Brasil Iracema se envolve com o homem branco (Martin) dando a vida ao primeiro Brasileiro cearense o Moacir mas tudo começa ela atirando a flecha no Martin eles passam a se confiar, ela pertence a tribo Tabajara , Iracema é jurada num segredo de jurema e não pode se relacionar, ele tem uma esposa em Portugal. Depois ela dá o veneno de jurema para ele, e acontece e depois como está escrito acima ela fica grávida. Quer saber o que ocorre mais leia e descubra.

Analisando o livro é um ótimo livro eu gostei, mesmo que você não for fazer o vestibular recomendo este livro não só pela tua importância, mas sim pelo livro como um todo. Mas claro o livro tem suma importância para literatura brasileira destacando a incrível história da índia Iracema, a virgem de lábios de mel que o escritor nos encanta com essa magnifica história indianista.

Sobre o escritor: “Nasceu em Messejana, na época um município vizinho a Fortaleza. A família transferiu-se para a capital do Império do Brasil, Rio de Janeiro, e José de Alencar, então com onze anos, foi matriculado no Colégio de Instrução Elementar. Em 1844, matriculou-se nos cursos preparatórios à Faculdade de Direito de São Paulo, começando o curso de Direito em 1846. Fundou, na época, a revista Ensaios Literários, onde publicou o artigo questões de estilo. Formou-se em direito, em 1850, e, em 1854, estreou como folhetinista no Correio Mercantil. Em 1856 publica o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857. Mas é com O Guarani em (1857) que alcançará notoriedade. Estes romances foram publicados todos em jornais e só depois em livros.”

Quote:
"Eu amo o mar Eu amo amar

Eu te amo pra variar
E eu sempre irei Te amar....."
Conheça meu Instagram Literário: @kemiroxtvliterario 

Skoob do livro | Vídeo TFeltrin | Vídeo Prof Tássia



Nenhum comentário:

Postar um comentário