domingo, 2 de setembro de 2018

Resenha: Memórias Póstumas de Brás Cubas , Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Machado de Assis

ISBN-13: 9788572322942
ISBN-10: 8572322949
Ano: 2012 / Páginas: 200
Idioma: português 
Editora: Martin Claret

Sinopse:
Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881, inaugura o romance psicológico da literatura brasileira e é classificado como uma obra-prima. A chave para compreender a narração são as reflexões do personagem central. O romance é narrado por um defunto, que reconta a própria vida, do fim para o começo, num relato marcado pela franqueza e ironia.

Literatura Brasileira / Romance / Ficção / Drama / História do Brasil


Resenha:
Memórias Póstumas de Brás é um livro de romance, um clássico de suma importância para literatura brasileira sendo de leitura obrigatória da Fuvest 2019, escrito pelo autor Machado de Assis.

A estrutura do livro: o livro que foi lido foi me emprestado a cor prevalece na capa é azul e o livro se destaca por contar memórias de um morto, Brás Cubas conta a vida dele começando da morte por isso o título do livro.

O conteúdo do livro como foi dito no parágrafo acima ele conta sobre a vida dele memórias de quando estava vivo, o livro inicia na sua morte com apenas 11 pessoas, logo em seguida relata primeiramente de quando era criança, ele até possuía um escravo. Brás Cubas se envolve num romance, mas não deu em nada sobre uma moça que ele rejeitou pois ela era coxa, ou seja, era manca então não quis ela por isso. Brás Cubas se forma em Direito, mas quando estava fora teve que voltar seu pai queria que envolvesse na politica e se casar. Nesse livro até tem outro personagem de outro livro do escritor Machado de Assis o Quincas Borba com devida participação especial, Brás Cubas mais velho tinha vontade de criar um emplasto que curaria de todas as doenças e ficaria famoso mas devida corrente de ar pegou pneumonia, ele não se tornou algo sonhado de tão grande importância como queria mas foi de grande importância para literatura em si.

Minha análise amei o livro, ele com seus detalhes precisos envolvendo a história do Brasil também posso citar que assisti o filme de adaptação do livro, o ator Reginaldo Faria interpreta muito bem o Brás Cubas. No começo do livro ele dedica ao primeiro verme que devora o próprio corpo sendo claro no contexto e mesmo se você não for prestar a Fuvest recomendo esse livro não só pela importância da obra, mas sim pela incrível história do livro.
Sobre o escritor: “Joaquim Maria Machado de Assis, jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.
Filho do operário Francisco José de Assis e de Maria Leopoldina Machado de Assis, perdeu a mãe muito cedo, pouco mais se conhecendo de sua infância e início da adolescência.”
Quotes:
“Dedicatória :Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas.” 
“No dia que a universidade me deu um diploma e uma ciência que estava longe de carregar no cérebro. Confesso que me senti ao mesmo tempo enganado e orgulhoso.”
Meu instagram literário:@kemiroxtvliterario

Skoob do livro | Vídeo da Tatiana Feltrin | Vídeo prof Tássia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário