quarta-feira, 27 de julho de 2022

Resenha: Abandonar um gato | O que falo quando falo do meu pai | Haruki Murakami

Abandonar um gato

Haruki Murakami

ISBN-13: 9788556521408
ISBN-10: 8556521401
Ano: 2022 / Páginas: 112
Idioma: português
Editora: Alfaguara

Relato emocionante e único sobre a relação de um dos maiores escritores da atualidade com seu pai e a história de seu país.

"Acho que eu estava nos primeiros anos do ensino fundamental, então devia ser em meados ou no final da década de 1950. Perto de casa havia uma agência bancária destruída pelos bombardeios do exército americano. As marcas da guerra ainda eram frescas."

Ao lembrar cenas corriqueiras de sua infância e juventude, Haruki Murakami, um dos mais conhecidos autores japoneses contemporâneos, traz à tona traumas familiares e de guerra. Esmiuçando sua relação com o pai, com quem passou anos sem contato, o autor fala também sobre a história de um país.

Honesto e brutal, Abandonar um gato é um relato ímpar não só sobre a formação de um escritor, mas também de relações familiares complexas e dolorosas.

"Murakami é um gênio."
– Chicago Tribune

Resenha:

    Abandonar um gato O que falo quando falo do meu pai é um não-ficção escrito pelo autor Haruki Murakami, corresponde a Editora Alfaguara, traduzido pela Rita Kohl. Eu peguei esse livro em parceria com a editora na plataforma Netgalley, e é meu primeira leitura com esse escritor. Um dia pretendo ler desse escritor Kafka à Beira Mar e Homens sem mulheres. Esse escritor é japonês, sou descendente me interessa muito obras desse escritor e o Nifrido gosta muito de Kafka a Beira Mar.

"Como eu não tinha irmãos, livros e gatos eram os meus melhores amigos."

    Esse livro é dividido em sumário, capítulos nomeados com conteúdo, posfácio, sobre a autor  , sobre a ilustradora e os créditos. Ilustrações: Adriana Komura. Capa: Alceu Chisorin Nunes, Projeto gráfico: Samantha Rodrigues Monteiro, preparação: Gustavo Azambuja Feix, Revisão: Jane Pesseo e Angela das Neves.

"Tenho muitas memórias do meu pai, é claro."

    Essa obra Haruki Murakami como não-ficção se recorda de memórias e lembranças do passado do pai dele, com detalhes passa mensagens e lições fundamentais, o escritor é japonês ele descreve o passado dele de uma excelente forma, ele explica o título do livro que acabou abandonando um gato. Os relatos dele são ótimos de ler e com certeza lerei mais dele.

"Meu avô teve seis filho (nenhuma filha) e vendia saúde."

    Eu gostei muito desse livro, eu li na MLI Maratona Literária de Inverno organizada pelo Victor Almeida no desafio de um autor não-branco mas também se encaixava não sei nada sobre o livro mas tudo bem. Gostei de como ele falou de gatos e livros eram melhores amigos dele pois não tinha irmãos. Esse livro eu li muito rápido devido a quantidade de páginas e a leitura fluiu muito bem. Eu super indico esse livro que superou minhas expectativas. E ele está disponível na Amazon, no site da editora e em outras lojas.

"Tenho outra memória de infância sobre um gato."


Meu bookstagram | Skoob do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário