terça-feira, 4 de outubro de 2022

Resenha: Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres | Clarice Lispector

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeresClarice Lispector

ISBN-13: 9786555950168
ISBN-10: 6555950161
Ano: 2020 / Páginas: 150
Idioma: português
Editora: Rocco Digital

Sinopse: "O coração tem que se apresentar diante do Nada sozinho e sozinho bater em silêncio de uma taquicardia nas trevas." A experiência da protagonista desta aprendizagem mostra afinidades tanto com as provações da bela Psiquê, do mito grego, quanto com a mística aventura da alma, ao atravessar a noite escura no Cântico Espiritual de São João da Cruz. Como um quadro cujas linhas mestras o recortassem do grande mistério que tudo contém, este livro, que "se pediu uma liberdade maior", é a narrativa de uma iniciação e um extraordinário hino ao amor. Lóri, a mulher, faz uma longa viagem ao mais profundo de si mesma e chega à consciência total de ser. Diz: eu é; o homem, Ulisses, um professor de filosofia, que possui fórmulas para explicar o mundo, transforma-se em algo mais simples, um simples homem. Ambos serão iniciados: Ulisses fecha os ouvidos para as outras sereias porque só está disponível para Lóri, cujo verdadeiro nome é Loreley, como a personagem de Heine e de Apollinaire, uma ondina ou sereia que costumava atrair para os rochedos os barqueiros do Reno. Na verdade, cada um vai encontrar-se consigo mesmo em face do outro. Por ser trabalho, ascese, viagem, o amor de Lóri e Ulisses vence a diferença, o estranhamento, vence até mesmo a morte, ou o medo da morte. E a entrega finalmente física dos personagens se realiza com força tântrica de êxtase, de epifania. Para Lóri, "a atmosfera era de milagre"; Ulisses "estava sofrendo de vida e de amor". Nada termina, porém, o momento anuncia uma nova aurora: "Ambos estavam pálidos e ambos se acharam belos." Clarice, que se insere sabiamente no possível, fecha com dois pontos a narrativa que começara com uma vírgula. — RACHEL GUTIÉRREZ, Escritora, tradutora e diretora da Associação dos Leitores e Amigos de Clarice Lispector

Resenha:

     Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres é um livro de romance escrito pela autora Clarisse Lispector, corresponde a Editora Rocco sendo de literatura nacional. Esse livro inspirou o filme de Marcela Lordy. Eu recebi esse livro mais dois em parceria com a editora, além disso recebi um par de ingressos para assistir ao cinema, e eu assisti.

"Lóri nunca esqueceria ajuda que recebera quando ela só conseguiria gaguejar de medo." p.117

    Uma história de amor entre dois personagens: ela mais nova e ele mais velho, Lóri e Ulisses mas eles tem uma condição só ficarão juntos quando ela tiver pronta. Ela busca por Deus mas um Deus pessoal. Lóri vem de uma família muito rica, ela é professora primária de escola pública em Ipanema e recebe mesada do pai. Mas ela não era tão inocente assim já teve outros amantes, será que eles ficarão juntos?

"Por enquanto, ela estava delicadamente viva, dormindo." p.109

    Ela gostaria de ficar com ele, e reconhece vai se preparando durante o livro. Quando ela começa já havia começado e interessante o livro começa com uma vírgula e acaba com dois pontos. Ela está aprendendo a viver, para ele a mudança só vai acontecer depende da própria pessoa, internamente nela. Esse livro é em destaque o amadurecimento da personagem.

"Ela se despediu de Ulisses quase correndo: ele era o perigo." p.69

    Eu gostei de ler esse livro, apesar de ser um livro de 150 páginas é um livro bem denso não é um romance comum é bem reflexivo, com mensagens sobre Deus e até prazeres sexuais, amadurecimento e busca interior, o mar que envolve o livro com as referências tudo tem seu significado. Foi minha primeira leitura com a escritora Clarisse Lispector e para quem vai ler esse livro ou já leu indico o filme pois gostei de ambos. Ela escreve muito bem e eu sugiro não ler tão rápido pois tem seu diferencial de reflexões. Está disponível no site da Editora Rocco, na Amazon e em outros sites e lojas físicas. E eu indico.

"Mas antes precisava tocar em si própria, antes precisava tocar no mundo." p.53


Skoob do livro | Meu bookstagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário