segunda-feira, 3 de julho de 2023

Resenha: Hi-Merimã | a Floresta Sombria | Marcelo Pereira

Hi-Merimã

Marcelo Pereira

ISBN-13: 9788536661520
ISBN-10: 8536661526
Ano: 2020 / Páginas: 148
Idioma: português
Editora: Scortecci Editora

Sinopse: Nowa é um menino indígena que nasceu no coração de Hi-Merimã. Ele não conheceu seus pais, foi encontrado dentro de uma vitória-régia e criado por uma temida onça-pintada, conhecida pelo nome de Rajara, pois, ainda criança, foi rejeitado pela própria tribo: os Aruak, que o culparam de uma terrível desgraça – a morte do rio Yanomami, cujas águas aos poucos começaram a escurecer como a tinta de jenipapo. Nowa, então, para ganhar a confiança e o respeito de sua tribo, parte para uma grande aventura. Corajoso, o pequeno percorre lugares desconhecidos, sendo perseguido pelos Lennos, os homens brancos. Porém, com ajuda de seres místicos, ele tentará a sorte. Com evidentes referências à floresta amazônica, Hi-Merimã – A floresta sombria é uma emocionante história baseada na vida selvagem e contada de maneira que todos reconheçam a importância da preservação da natureza e do respeito à terra e à vida. Dotada de uma escrita clara e ritmada, conduz o leitor de maneira generosa, dando-lhe um amparo fundamental para acompanhar o autor em uma narrativa segura, trançada de maneira inteligente e verossímil.

Resenha:

    Hi-Merimã a Floresta Sombria é um livro de aventura com lendas indígenas escrito pelo autor Marcelo Pereira, corresponde a Editora Scortecci sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro com dedicatória mais marcadores em parceria com o escritor, eu li como meta em 12 livros para ler em 2023 que fiz o vídeo no Youtube e um dos livros escolhidos foi esse. Poderei ler mais obras do autor. 

"-Hi-Merimã agradece por ter gerado uma criança pronta para amar a terra e os seus habitantes." p.85

    Esse livro é sobre o Nowa, um garoto indígena que nasceu no coração de Hi-Merimã, ele foi encontrado dentro de um vitória-régia e criado por uma onça-pintada sim essa da capa chamada de Rajara. Nowa para ganhar a confiança da tribo parte para uma grande aventura e inesquecível jornada. Com grande potencial Nowa mostrará sua capacidade, o escritor demonstra que foi feito muita pesquisa sobre lendas indígenas para ter escrito essa obra.

"Foi assim que a grande aventura se iniciou." p.63

    Essa obra tem seu diferencial além da representatividade dos povos indígenas explorando a natureza e o Brasil, tem lindas ilustrações: imagens feitas pelo Isaac Santos e Petterson Silva. O livro também passa reflexões sobre respeito à Terra e a vida, a natureza em geral. O escritor é de Araraquara interior de São Paulo e apaixonado pela vida selvagem. Segundo o livro essa obra é realização de um sonho dele.

"-Então, aproveita a noite, Suyá. Vou-me deitar." p.27

    Eu gostei do livro, bem interessante e foi uma leitura muito fluída. Se o escritor topar futuramente poderei entrevistá-lo em live no Instagram. Esse livro por ser rápido de ler é perfeito para ler em maratonas literárias. Para quem gosta de aventura, lendas de povos indígenas, com ambientação de floresta e apoia a literatura nacional poderá gostar essa obra. Eu indico.

"O céu estava avermelhado , com poucas nuvens e os raios do sol deixavam as montanhas de pedras douradas, vistas pelos horizontes do litoral." p.132


Um comentário:

  1. Aos interessados:https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2020/06/30/especies-amazonicas-ganham-personagens-em-livro-infanto-juvenil.ghtml

    ResponderExcluir