segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Resenha: Pequena coreografia do adeus | Aline Bei

 Pequena coreografia do adeus

Aline Bei
ISBN-13: 9786559210497
ISBN-10: 6559210499
Ano: 2021 / Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Julia é filha de pais separados: sua mãe não suporta a ideia de ter sido abandonada pelo marido, enquanto seu pai não suporta a ideia de ter sido casado. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem escritora tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas familiares.

Entre lembranças da infância e da adolescência, e sonhos para o futuro, Julia encontra personagens essenciais para enfrentar a solidão ao mesmo tempo que ensaia sua própria coreografia, numa sequência de movimentos de aproximação e afastamento de seus pais que lhe traz marcas indeléveis.

Escrito com a prosa original que fez de Aline Bei uma das grandes revelações da literatura brasileira contemporânea, Pequena coreografia do adeus é um romance emocionante que mostra como nossas relações moldam quem somos.

Resenha:

    Pequena Coreografia do Adeus é um romance escrito e narrado pela autora Aline Bei que li/ouvi em áudiolivro disponibilizado em parceria com a Companhia das Letras. Eu li na maratona literária de Inverno e as Ruínas do Império no desafio leitura livre. Eu escolhi esse áudiobook por indicação da Mari do @sobreamoelivros e da Maí do @literamai . 

“Quantas possibilidades de Júlia eu perdi pelo caminho para me transformar nesta Júlia que sou agora?”

    Temos a personagem que é a Júlia, a protagonista. E ela começa esse livro como uma criança. Ela parece que saí da pré adolescência a se tornar uma mocinha. A gente tem um contato com a Júlia ela narrando o livro, segundo ela a mãe é violenta e a Júlia vive um relacionamento abusivo. E o relacionamento dos pais estão caminhando para um divórcio. Ela se expressa com violência pela vida que ela tem, a relação com o pai bem diferente. 

“Senti medo de perdê-la antes mesmo de tê-la.

    Mostra no livro o relacionamento com ela com o balé. Esse livro é muito sobre a perda, mostra o crescimento dela até a vida adulta no qual ela se torna escritora. Quando não tem um relacionamento saudável em casa como a Júlia ela foge de amor, ela se esconde a dança da coreografia da vida dela. É um livro pesado atenção cuidado com os gatilhos abuso, violência e maus tratos infantis. O livro principalmente é da Júlia descobrir seu próprio caminho.

“Sangrou, como sangram todas as perdas.”

    Eu gostei de ouvir esse livro, pretendo ler e ter a edição física. A experiência de ouvir um áudiobook é totalmente diferente que ler o livro principalmente que esse livro eu vi que tem uma escrita diferente com seu diferencial mas a própria escritora que narrou o áudiobook e ela narrou muito bem que do jeito que ela narrou fez eu gostar de ouvir e digo esse livro é bem forte e tocante. Prtendo ler mais obras da escritora e se a escritora aceitar poderei entrevistá-la em live no bookstagram. Cuidado com os gatilhos e se tiver com vontade de ler e preparado, eu indico. 

“Fui a criança mais velha do mundo e estava me tornando a jovem mais antiga da rua.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário