segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Resenha: A Revolta do Buraco # 1 | José Filipe Faro

A Revolta do Buraco

José Filipe Faro
ISBN-13: 9786525461151
ISBN-10: 6525461154
Ano: 2023 / Páginas: 134
Idioma: português
Editora: Viseu

Sinopse: Rosa vivia enclausurada em uma comunidade que subjugava desde os jovens até os anciãos, explorando-os até a beira da exaustão. Seu anseio por uma vida melhor a consumia, mas como almejar algo mais quando a sociedade controlava até mesmo a quantidade de alimento que cada habitante podia consumir? Determinada a romper essas amarras, Rosa se une a novos amigos e dá os primeiros passos em direção à autodeterminação. Aprende a ler e a escrever e adquire uma compreensão do que é política e do poder transformador que possui. No âmago dessa trama empolgante, surge uma questão pertinente: será possível forjar uma comunidade na qual todos possuem direitos iguais e a carga de trabalho é menos exaustiva? Descubra nessa jornada como as mudanças necessitam de força de vontade e as revoluções, muitas vezes, oscilam entre a tristeza e a alegria.

Resenha: 

    A Revolta do Buraco é uma distopia escrito pelo autor José Filipe Faro, corresponde a Editora Viseu sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro físico com dedicatória em parceria com o escritor. Esse livro foi indicado pela Maí do @literamai , eu conheci esse livro por ela mesmo. E também indico a resenha dela e da Cris do @saiadesabolha no bookstagram. 

"Já ara quase metade de outono e, nas primeiras horas daquela manhã fria, os primeiros raios solares iluminavam a grama repleta de orvalho." p.13

    Esse livro é sobre Rosa que vivia enclausurada em uma comunidade como escravos, Eles se unem, ela aprende a ler e escrever. Revolução contém em destaque nesse livro. Envolvendo política nessa jornada. Muitos determinados, a revolta foi necessária, o livro passa mensagens e ensinamentos. A importância da luta pelos direitos e pela vida, literatura. A importância de ler e escrever para todos. A Revolta que foi necessária e a origem dessa obra.

"Acomodei-me no monte de feno e, como não conseguia dormir, peguei o livro para ler."  p.77

    José Felipe Faro escreve muito bem, se tiver oportunidade lerei seus futuros livros. Um livro breve mas cheio de conteúdo que inspira , faz pensar e refletir. Desejo muito sucesso ao escritor. Uma ótima leitura de fevereiro, uma distopia que me surpreendeu positivamente. Bem legal quando chega na parte que refere ao título do livro. E é um livro que cita livros no contexto da história, isso é bem legal eu gosto disso.

"Adormeci com o livro nos braços." p.78

    Portanto eu gostei muito desse livro. Pretendo entrevistar o escritor em live se ele aceitar ser entrevistado. Foi uma excelente indicação da Maí. Alcançou minhas expectativas, perfeito para ler em maratonas literárias por ser breve. Vou falar mais desse livro nas leituras do mês de Fevereiro no Youtube. E eu indico.

"Conforme as horas passavam e a conversa ficava mais interessante, o cheiro de comida fresca tomou conta da biblioteca." p.40 


Meu bookstagram | Skoob do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário