terça-feira, 16 de março de 2021

Dom Casmurro | Coleção Folha Grandes Escritores Brasileiros | Machado de Assis

Dom Casmurro

Machado de Assis

ISBN-13: 9788599896266
ISBN-10: 8599896261
Ano: 2008 / Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Folha

Sinopse: Maior escritor brasileiro de todos os tempos, Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é o autor deste "Dom Casmurro". Editado pela primeira vez em 1900, o romance foi escrito e pensado para ser publicado originalmente em livro, e não em capítulos nos jornais. Concebido com o cuidado de uma obra- prima, Dom Casmurro é um dos mais importantes e representativos romances da literatura universal, um clássico que não se pode deixar de ler.


Resenha:

    Dom Casmurro é um clássico que foi escrito pelo autor Machado de Assis sendo de literatura nacional. Eu tenho esse livro que ficava na biblioteca no fundo da casa da minha vó e fiquei com essa obra que é uma Coleção da Folha que vinha com os jornais. Essa edição tem uma excelente diagramação e é capa dura. Eu li esse livro em leitura conjunta de Março com o @nifrids , foi minha primeira leitura dele, eu não tive que ler na época da escola e nem no vestibular. 

    Esse livro é em primeira pessoa e o Dom Casmurro fala para não procurar os outros significados de Casmurro que é narrador inconfiável mas é recomendado procurar. Por uma promessa a mãe de Bentinho quer que ele se torne padre e José Dias lembra ela. José Dias fala a mãe dele o amor de Bentinho e Capitu. Que não era real mas passa a ser.

    Capitu e Bentinho se apaixonam, ele faz Direito mas mesmo assim ter que ir ao seminário por causa da promessa dela. Bentinho no seminário conhece Escobar, Escobar como ele não quer ser padre ele quer ser comerciante e Escobar tem a ideia da mãe de Bentinho fazer outro rapaz ser Padre.

    Bentinho e Capitu se casam, Bentinho suspeita a incrível dúvida do livro se a Capitu traiu ou não Bentinho pois o filho da Capitu parece com o Escobar. Essa dúvida em aberto no livro fica a escolha do leitor. E em sua opinião Capitu traiu Bentinho? Ele é paranoico? Fica essa questão para vocês.

    Meu parecer: Essa obra é incrível, gostei muita da minha experiência lendo esse clássico ainda mais sem ser obrigada por vontade própria da leitura coletiva com o Nifrido e o pessoal da roxinha. Esse livro está disponível gratuito na Amazon em ebook da editora edições Câmara.



"Sim, eu me faço de forte, mas já chorei no meu quarto, em silêncio, a porta fechada, travesseiro no rosto, chorei por dentro, sofri. Mas sabe o que tudo isso resultou; nada, é preciso aprender a crescer, viver, ser ‘gente grande’ e enfrentar os próprios problemas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário