domingo, 6 de agosto de 2023

Resenha: M de monstra | Talia Dutton

 M de monstra

Talia Dutton
ISBN-13: 9788556511669
ISBN-10: 855651166X
Ano: 2023 / Páginas: 224
Idioma: português
Editora: Suma
Sinopse: Em sua obra de estreia, Talia Dutton se inspira em Frankenstein para tratar de temas delicados com sensibilidade e traços deslumbrantes. "M de monstra" é uma graphic novel fascinante sobre fantasmas, identidade, família e o peso das expectativas.

Depois de perder a irmã mais nova, Maura, em um trágico acidente de laboratório, a dra. Frances Ai promete trazê-la de volta à vida. Entretanto, quem reaparece nessa tentativa claramente não é Maura. A criatura, que decide se chamar M, não tem recordações da vida de Maura e só quer seguir seu próprio caminho.

Na esperança de retomar a rotina que tinham juntas, Frances quer que M seja como a irmã: uma cientista dedicada com quem dividia seus planos no laboratório. Buscando recuperar suas memórias, Frances cerca M de lembranças do passado de Maura — porém, por mais que a doutora insista, M reluta em assumir uma identidade que não é a sua.

Resenha:

    M de Monstra é uma graphic novel escrita pela autora Talia Dutton corresponde a Companhia das Letras no selo Editora Suma, traduzida pela Helen Pandolfi. Eu recebi em parceria com a editora. Eu recebi de repente e também com aviso de NF assim como os outros parceiros. Quem já leu que eu vi foi o booktuber Victor Almeida numa live da Maratona Literária de Inverno que gostou e o Luhran que tem um incrível reels em colaboração com a editora no bookstagram dele.

"Não estou fazendo isso porque eu quero!" p.139

    Essa história em quadrinho foi inspirada em Frankenstein, tem três cientistas que no passado houve um acidente que a cientista Maura falece, e os dois cientistas que são um casal (ela e ele) Dra. Frances e Gin tentam fazer que Maura retorne a vida como em Frankenstein, ela acorda mas não é como ela, Dra. Frances gostaria aí vem quebra de expectativa: ela não se lembra não tem memória como Maura. 

"Eu nunca te vi como uma monstra." p.137

    Dra. Frances faz de tudo para M se lembrar da vida como Maura, M começa ver no espelho e falar com a fantasma de Maura que  conversam diversas vezes, essa não é a identidade de M ser a Maura pois ela faleceu e não é a Maura. O que será que acontece a seguir? Será que M se lembrará como era como Maura? Ou aceitarão como ela é e seguirão em frente? Confira essa graphic novel, muito linda.

"É diferente. Falar sobre lembranças reais." p.109

    Eu gostei de ler essa graphic novel, ela é esverdeada muito linda e muito bem escrita. Eu amei ter recebido em parceria com a Editora Suma, se a autora escrever mais quadrinhos pretendo ter e ler com certeza. Deixo destacado que essa história é sobre fantasmas, identidade, família e peso das expectativas como foi descrito. Essa obra faz pensar e refletir sobre a M o peso que ela teve que carregar tentando ser quem ela não era a Maura e ela percebendo o que realmente importa. Eu indico com certeza vale a leitura.

    "Eu me lembro de quando não era nada. No momento em que acordei. Antes de me tornar isto." p.77

Nenhum comentário:

Postar um comentário