sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Resenha: Salmo para um robô peregrino | Monge e o Robô # 1 | Becky Chambers

Salmo para um robô peregrino

Becky Chambers

ISBN-13: 9786586015553
ISBN-10: 6586015553
Ano: 2022 / Páginas: 176
Idioma: português
Editora: Morro Branco

Sinopse: Passaram-se séculos desde que os robôs de Panga ganharam senciência e largaram suas ferramentas; séculos desde que eles vagaram, em massa, para regiões selvagens, para nunca serem encontrados novamente; séculos desde que eles se tornaram mitos e lendas urbanas.

Um dia, a vida de um monge do chá é transformada pela chegada de um robô, ali para honrar a velha promessa de vir visitá-lo. O robô não pode retornar até conseguir uma resposta para sua pergunta: do que as pessoas precisam?
Mas a resposta para esta questão depende de para quem você pergunta, e como.
Eles irão precisar fazer esta pergunta muitas vezes.

A nova série de Becky Chambers pergunta: em um mundo onde as pessoas tem o que eles querem, ter mais importa?
 

Resenha:

    Salmo para um robô peregrino é uma novela de ficção científica escrito pela autora Becky Chambers corresponde a Editora Morro Branco traduzido pelo Fábio Fernandes, é da série Monge e o Robô. Eu recebi o livro mais o marcador em parceria com a editora. Esse livro eu escolhi por indicação da Heila que trabalha na editora ela o indicou quando eu conheci ela pessoalmente na Festa do Livro da USP e a Mari do @sobreamorelivros gostou muito de ler esse livro.

"Em um mundo onde as pessoas têm tudo de que precisam, será que ter mais importa?"

    Esse livro é sobre um universo futurista, em que os robôs estão livre e selvagens num planeta chamado Panga. Um mundo bem único, personagens principais eis nossos protagonistas: Irme Dex que servem chás para outros e elu saí com a bicivaca, Irme Dex está indo se tornar um monge de chá e conhece o Chapéu de Musgo que é um robô também sem gênero. Eles se conhecem mas estão fazendo caminho oposto, o robô quer saber mais sobre os humanos. 

"Fechou os olhos e os deixou fechados por mais algum tempo." p.81

      Bem interessante que nessa obra utiliza o pronome neutro elu/delu que faz todo o sentido para a tradução. Esse livro passa pensamentos, mensagens e reflexões filosóficas. Becky Chambers fala muito sobre o sentido no universo incrível e único que ela criou. Mas da história: Eles vivem agora em aldeias lugares mais simples, contato um encontro entre séculos de um robô e o Monge. O robô quer entender mais sobre os humanos e isso, as conversas deles é interessante e reflexiva. 

"—Ensinamos que o propósito não vem dos deuses, mas de nós mesmos. Que os deuses podem nos mostrar bons recursos e boas ideias, mas o trabalho e a escolha, são nossos. Decidir seu propósito é uma das coisas mais valiosas que existem." p.157  

    Eu gostei muito de ler esse livro, a escrita mesmo ser filosófica é muito fácil de ler e entender, esse livro me surpreendeu muito. Eu esperava que fosse algo mais simples mas me fez refletir bastante. Com certeza pretendo continuar a ler essa série quando tiver disponível o próximo volume vou querer ter e ler ele. Foi uma excelente indicação da Heila e da Mari. Eu também indico essa leitura!

"Chapéu de Musgo estava sentade em frente a elu, pernas cruzadas, mãos dobradas sobre o colo." p.138


Meu bookstagram | Skoob do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário