segunda-feira, 18 de março de 2024

Resenha: Duna | Crônicas de Duna # 1 | Frank Herbert

 Duna

Frank Herbert

ISBN-13: 9788576571018
ISBN-10: 8576571013
Ano: 2017 / Páginas: 680
Idioma: português
Editora: Aleph

"Não conheço nada que se compare a este livro, a não ser O Senhor dos Anéis." - Arthur C. Clarke

Sinopse: A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto.

Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos.

Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos?

Ao lado das trilogias Fundação, de Isaac Asimov, e O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, Duna é considerada uma das maiores obras de fantasia e ficção científica de todos os tempos. Um premiado best-seller já levado às telas de cinema pelas mãos do consagrado diretor David Lynch.

Resenha: 

    Duna é um livro de ficção científica e fantasia escrito pelo autor Frank Herbert corresponde pela Editora Aleph, traduzido pela Maria do Carmo Zanini. Eu li em ebook, eu li por indicação da Mari do @sobreamorelivros e na LC do Quarto dos Gêmeos no Apoia-se. Eu já assisti o filme parte um e no momento que estou escrevendo essa resenha vou assistir a parte dois em breve. Eu fiquei tão submersa nesse universo que até fiz um desenho.

“Quem controla a especiaria, controla o universo.”

    Esse livro é sobre vários planetas e quem domina é o dono da monarquia, duque , barão , conde que cuidam de planetas. Acompanhamos a família Atraides e eles são encarregados a cuidar do novo planeta Arrakis conhecido também como Duna. Duna é um planeta super árido, difícil de viver e rico pois conseguem extrai substâncias que são as especiarias. É um planeta muito importante e valioso. O plano do imperador tem suas intenções. Envolve rixas de famílias, política, assuntos econômicos e a ecologia. 

“O poder absoluto é uma ilusão, mas uma ilusão necessária.”

    Frank Herbert mostra o que poderá acontecer com nosso planeta, de Atraides tem o duque que é o chefe, a Jessica que é a companheira dele, eles não são casados mas tem um filho chamado Paul Atraides que é o personagem principal e treinam ele. Jéssica é uma sacerdotisa e ensina ele, como lê as pessoas e como utilizar uma voz de comando. E acham que ele pode ser o escolhido. E nesse livro acompanhamos a formação de Paul como herói. Mas Duna vai muito além de Paul Atraides. O planeta de Atraides sempre teve muita água já em Duna totalmente ao contrário, enviados para Duna para e ferrarem mas claro que eles não se ferram.

“A mente pode ir além de qualquer limite, mas ser humano é escolher.”

    Portanto eu amei ler Duna, foi uma experiência incrível. Pretendo ler Messias de Duna e também adquirir as edições físicas dos livros. A capa da edição da editora Aleph é muito linda da para ler DUNA até de cabeça para baixo. No final possui apêndices e glossário que são muito úteis para a leitura. Para finalizar gostaria de agradecer pela Mari pela indicação, por estar em alta devido aos filmes recentes e pela LC no Quarto dos gêmeos (indicação deles também) que por tudo isso que decidi ler esse livro. Recomendo.

“O homem que entende seus inimigos também se protege.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário