sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Resenha: Amêndoas | Won-pyung Sohn

AmêndoasWon-pyung Sohn


Sinopse: Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos ― as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso ―, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação.

Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola Gon.

Conforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto.

Resenha:

    Amêndoas é um romance que inspirou Suga, do grupo do BTS, em seu novo álbum. Recomendado pelo BTS. Escrito pela autora Won-pyung Sohn, corresponde a Editora Rocco, traduzido por Yunghui Qio Pan. Eu recebi o livro em parceria com a editora. Eu escolhi o livro por querer muito ler ele. Agradeço muito a @editorarocco pelo envio. Eu li esse livro na Maratona Literária de Verão As Cidades das Ilusões no desafio um livro de autoria não-branca.

"Eu tenho Amêndoas em mim.
Assim como você.
Assim como quem
você ama e quem odeia."

    Uma doença criada na ficção do livro: Alexitimia, é um distúrbio que faz a pessoa seja incapaz de expressar sentimentos além disso ela não consegue reconhecer sentimentos em outras pessoas. No livro uma criança com esse distúrbio, chamado Yunjae. E uma sociedade não entende o distúrbio dele, ele cresce. Está jovem e vê duas pessoas da família 4ss4ss1n4ds na sua frente e ele sem expressão e sem reação. Como a sociedade vê sobre isso.

"Não existe uma pessoa que não possa ser salva. Só existem pessoas que desistem de tentar salvar o outros."

        A escritora além de escritora é diretora de cinema. Yunjae não expressa e reconhece sentimentos, nisso problema das amidalas que parece com Amêndoas e gosta de comer amêndoas. Ele faz amizade com o Gon, ele estudam na mesma escola. Gon é ao contrário do Yunjae ele, expressa muito os sentimentos dele. Yunjae trabalha na loja d e livros que a mãe deixa para ele. O livro é narrado pelo Yunjae, muitos leitores pelo que eu vi choraram no final realmente é muito triste. Também vi diversas opiniões sobre esse livro positivas e negativas.

"Esta história é, em resumo, sobre um monstro encontrando outro monstro. um dos monstros sou eu."

    Portanto eu gostei muito desse livro, a leitura foi muito fluída. Enchi de post-its o livro. Traz reflexões que faz pensar sobre o Yunjae. É muito triste no final, mesmo assim eu não chorei pois dificilmente choro com livros. Eu não esperava esse final apesar de saber que seria triste, me surpreendeu. Quem se interessou com tudo dito acima claro eu indico essa leitura. 

 "Parecia uma pessoa que conseguia existir por conta própria." p.199


Meu bookstagram | Skoob do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário