segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Resenha: Perdido em Marte | Andy Weir

Perdido em MarteAndy Weir
ISBN-13: 9788580414486
ISBN-10: 8580414482
Ano: 2015 / Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Arqueiro

Sinopse: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate.

Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico – e um senso de humor inabalável –, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.

Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá.

Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.

Resenha:

    Perdido em Marte é um livro de ficção científica escrito pelo autor Andy Weir. corresponde a Editora Arqueiro, traduzido por Marcello Lino. Eu comprei esse livro faz uns anos atrás numa promoção. Eu li esse livro na Maratona Literária de Verão A Cidade das Ilusões organizada pelo Victor Almeida do Geek Freak, no desafio livro que já foi premiado. Eu já tinha assistido o filme desse livro e não prejudicou a leitura. 

"Havia vários candidatos ótimos: "Life on Mars?"; de David Bowie; " Rocket Man", de Elton John; "Alone Again (Naturally)" , de Gilbert O'Sullivan. Mas escolhi "Stayin' Alive", dos Bee Gees." p.204

    Esse livro é sobre Mark Warney, um astronauta que se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte, há seis dias atrás. Ele estava com sua equipe teria que ficar 31 dias lá, houve um imprevisto acontece um acidente. Acham que ele morreu, deixam ele sozinho lá, ele acham que estão certos de deixá-lo lá. Tem vários imprevistos. Vamos acompanhar o diário de bordo dele para sobrevivência dele. Ele explica muito cientificamente, é bem interessante e bem descritivo.

"Estou ferrado. Essa é minha opinião abalizada. Ferrado." p.9

    No livro também aborda sobre o passado dele, Mark mostrará sua jornada de sobrevivência como dito acima com os diários de bordo até o grande final que descobriremos se ele voltará a salvo como acontece até o final, ou seja, se ele sobreviverá e como será esse final em destaque desse livro um desfecho notável e que faça sentido. Memorável, divertido e surpreende o leitor.

"Um grande passo para a minha pesquisa com o veículo espacial. E posso começar amanhã." p.78

    Portanto eu gostei muito desse livro, mesmo que eu já tinha assistido o filme eu gostei mais do que eu imaginava que gostaria dessa leitura. Esse escritor escreve muito bem eu também gostei muito do outro livro dele Devoradores de estrelas. O desenvolvimento do personagem e o diário de bordo de são muito bons. Quem gosta de ficção científica e se interessou indico esse livro. Aqui nessa jornada você se sentirá em Marte. Recomendo.

"Hora de me recolher. Tenho muito trabalho braçal extenuante para fazer amanhã. Vou precisar estar bem descansado" p.99


Meu bookstagram | Skoob do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário